Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
Novembro Azul
Do Diário do Grande ABC
30/11/2015 | 10:20
Compartilhar notícia


Novembro é considerado o mês da conscientização e prevenção do câncer de próstata, mundialmente conhecido como ‘movember’, sendo o bigode o símbolo adotado para as campanhas em todo o mundo. Essa simbologia surgiu da combinação, em inglês, das palavras moustache (bigode) e november (novembro). A próstata no jovem tem o papel de produção de espermatozoides e consequentemente a perpetuação da espécie. Já no homem maduro é responsável por grandes chances de ser acometido por câncer, que eventualmente possa diminuir qualidade e tempo de vida. Esse tumor acomete 10% dos homens com 50 anos, 30% aos 70 anos e 100% aos 100 anos. Guardando regra de que quanto mais velho o paciente, mais indolente é o tumor. 

 Em fases iniciais é doença assintomática, onde se faz fundamental o diagnóstico precoce, para se obter altas probabilidades de cura (maior que 90%). Aqui é importante ressaltar que como método de prevenção temos a associação da dosagem do PSA sanguíneo, combinado com o toque retal e, se necessário, a biopsia da glândula, complementando o diagnóstico. O tratamento vai desde nenhum para os tumores indolentes até o tratamento cirúrgico, combinado ou não, com métodos como radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia quando necessários.

 As angústias com a impotência sexual e a incontinência urinária estão presentes em função de série de variáveis: idade do paciente, tipo de tumor, tipo de cirurgia, hoje em dia inclusive com uso da cirurgia robótica, que diminui essas possíveis complicações do tratamento. Mesmo nos casos avançados e metastáticos, o tratamento com a retirada cirúrgica dos testículos e/ou bloqueio hormonal, obtém-se a diminuição do hormônio testosterona, que via de regra alimenta o crescimento tumoral. Com esse tratamento é possível prolongar tempo e qualidade de vida dos pacientes.

 É importante ressaltar que as perspectivas de tratamento e cura são ótimas para os tumores descobertos precocemente, de forma preventiva. Por esse motivo, em 2011, ao reabrirmos o Hospital Beneficente São Caetano, instalamos, no terceiro andar, o centro de atenção à saúde do homem, que de forma multidisciplinar prevenia e tratava os distúrbios relacionados à saúde masculina. Infelizmente, em 2013 esse centro foi fechado de forma inexplicada e negligente. 

Concluo citando Shakespeare, que dizia ‘que o passar dos anos produzia nos homens sensações inevitáveis, como as pernas cada vez mais finas dançando desconcertadas dentro de calças cada vez mais folgadas, com o corpo combalido se mantendo alheio aos pedidos da alma e do coração’. Possivelmente ele já referia-se às alterações hormonais dos homens e suas consequências, inclusive o câncer da próstata. 

José Auricchio Júnior é médico. 

Imasf
A nova direção do Imasf chegou inovando. Agora, a autorização para a realização de alguns exames deve ser retirada em 48 horas, não imediatamente como antes. Disseram que há necessidade de aprovação por parte de uma auditoria. Só não me esclareceram se esses auditores são médicos com capacitação técnica superior à daquele que solicitou o exame nem se eles conhecem o quadro clínico do paciente. Essa medida gera mais um deslocamento ao segurado, com seus consequentes custos, inconvenientes e perda de tempo. Como noticiado por esse Diário (Política, dia 10), as finanças do instituto andam meio combalidas, creio, então, que essa nova regra objetive economia, pois, podem estar contando com a desistência do segurado ou que fatalidade torne o exame desnecessário. Portanto, penso que isso poderá resultar em breve num convênio com o Hospital Albert Einstein.
Luiz Gabriel dos Santos Neto
São Bernardo

Positivo
Ao comemorar balanço positivo na administração do Condomínio Edifício Brasil, em São Bernardo, não posso deixar de citar a importância da senhora Tânia, da administradora Neon, e a ajuda da importantíssima Polícia Militar de São Paulo, que sempre que preciso auxilia-me nas tratativas com morador de caráter duvidoso. Em 2016, mais precisamente em março, no condomínio também haverá eleição, e espero poder transferir o cargo para alguém capaz de dar continuidade às mudaças. Minha missão já está sendo concluída, e acredito que outra maior já me aguarda. Parabéns a todos os síndicos, em especial àqueles que conseguem respeitar o suor alheio.
Antonia Liberalino Bitú
São Bernardo

A burrada
O líder do governo no Senado, como político experiente e sofisticado(!), fez ‘burrada’ e não poderia ter se deixado gravar de forma tão simples e cuja prisão causou constrangimento para o governo (que governo?) e para o PT. Assim se manifestou o inominável presidente de fato em almoço com a cumpanherada. Em outras palavras, quer dizer que praticar delitos não causa nenhum constrangimento, vergonha e embaraço e seria algo inteligente?
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Não desacreditar
Agradeço de público os elogios do leitor Cecél Garcia (Educação e cidadania, dia 21). Apenas tenho cumprido com a missão de estímulo e esperança, objetivando País melhor, principalmente para os jovens. Com a atual situação política, repercutindo nas áreas financeira, econômica e social como um todo, é natural que muitos, sem experiência anterior, passem a ficar desacreditados, tal é a quantidade de protestos atualmente existentes. Não desmerecendo quem tem protestado, pois também tenho sentido na pele efeitos da crise, não é momento de desanimarmos. Pelo contrário. Se é verdade que a crise é sinônimo de oportunidades, vamos investir em nós mesmos para buscar Nação mais unida e melhor. Tenho consciência de que há muito por fazer. Desejo que mais pessoas se envolvam em trabalhos sociais sempre procurando ajudar o próximo. Indiretamente estará ajudando a si próprio e o objetivo final é sempre sociedade melhor. Acredito que se mais pessoas pensarem assim, poderemos melhorar o País, sem muita demora.
Vlamir Belfante
Santo André

Em duas canoas
Será que Lula ainda continua pensando que está com a força dos tempos de holofotes poderosos para eleger o que companheiros chamam de ‘poste’? Muitos dos asseclas acreditam que não e já comentam à boca pequena que Alexandre Padilha – ex-ministro da Saúde – é o terceiro ‘poste’ que Lula pretende eleger. Primeiro foi Dilma, depois Fernando Haddad (atual prefeito de São Paulo), diz um acólito com influência na seara petista. E agora o Padilha é o maior desafio de Lula. Se conseguir, Lula vai eleger quem quiser, para qualquer cargo. Caso contrário, muita coisa vitoriosa da sua carreira política vai mudar. É tudo ou nada. O certo é que o plano B dele, segundo um de seus acólitos atuante em São Bernardo, é o empresário Paulo Skaf, presidente licenciado da Federação das indústrias do Estado de São Paulo. Na ponta do lápis, Lula calcula que o PT em São Paulo tem patamar superior a 35% dos votos, Skaf (PMDB) tem cerca de 20% e tira votos do PSDB, assim levaria ao segundo turno. Lula está com as pernas divididas em duas canoas: uma na do preferido Alexandre Padilha e a outra na de Paulo Skaf, que já está com a candidatura registrada.
Francisco Emídio Carneiro
São Bernardo

Até a ONU
Enquanto o governo brasileiro, sob chefia de Dilma Rousseff e companhia, e a Samarco, chefiada pela Vale e BHP, brigam sobre a responsabilidade do acidente que acabou dizimando Bento Rodrigues, em Minas Gerais, pessoas que perderam parentes – ou que ainda não têm notícia sobre os desaparecidos e têm animais morrendo asfixiados – continuam a sofrer e são as principais afetadas pela tragédia. A negligência é tanto que até a ONU (Organização das Nações Unidas) se pronunciou, dia 25. As empresas e o governo deveriam estar fazendo tudo o que podem para prevenir mais problemas. Este não é momento de postura defensiva. Para piorar ainda mais, a Samarco, como forma de se explicar sobre o ocorrido, diz que trabalhava dentro das exigências estipuladas para atividade. No entanto, como pudemos saber nos últimos episódios sobre o caso, já alegou que há duas barragens na mesma cidade que podem se romper a qualquer momento. Ou seja, ou a empresa acha que somos idiotas ou, então, tem amnésia. A mensagem da ONU traz recado explícito ao governo brasileiro: vocês são negligentes em tudo!
Lilian Capitanio
São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.