Nessa briga, o Brasil leva vantagem. Os argentinos endureceram nas reunioes da primeira rodada de negociaçoes da equipe do governo De la Rúa com os brasileiros porque sabem que a Argentina está em desvantagem na comparaçao de custos de produçao. "Sem dúvida alguma eles têm medo que nós desloquemos as linhas para o Brasil", disse uma fonte da indústria.
Segundo os dirigentes das montadoras, a situaçao estaria muito pior se a ausência de acordo resultasse na taxaçao dos veículos e peças no intercâmbio comercial Brasil-Argentina. Ao estender o acordo transitório ao longo de todo o primeiro semestre, os governos dos dois países deram à indústria tranqüilidade para manter a divisao das operaçoes, mesmo que algumas linhas já tenham sido transferidas para o Brasil.
O que preocupa o governo argentino é a queda do tamanho do seu superávit na balança comercial automotiva com o Brasil. A diferença entre exportaçoes e importaçoes de carros e peças no intercâmbio com o Brasil foi de US$ 387,49 milhoes em 1997 em favor da Argentina. No ano seguinte, o superávit argentino foi para US$ 594,4 milhoes. No ano passado caiu para US$ 123,6 milhoes.
Foi por isso que as partes decidiram contratar uma empresa de auditoria para averiguar se um dos dois países concedeu mais incentivos às montadoras para instalaçao de fábricas de veículos. Com o levantamento dos incentivos, os negociadores poderao deliberar por compensaçao em favor do país em desvantagem.
Depois de sete meses de infrutífera negociaçao entre Brasil e o governo de Carlos Menem, os dois países vao levar agora mais 45 dias para contratar a consultoria. Esta empresa terá prazo de mais dois meses e meio para elaborar a pesquisa. A partir daí, os dois governos estipularam mais 90 dias para concluir as negociaçoes.
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