Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

FMI prevê ano econômico difícil para o Paraguai em 2000
Do Diário do Grande ABC
05/11/1999 | 16:44
Compartilhar notícia


O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um ano econômico difícil para o Paraguai em 2000, e advertiu sobre um "choque inflacionário" no primeiro trimestre. Thomas Reichman, chefe da missao do fundo ao Paraguai, admitiu nesta sexta-feira que o governo e o parlamento tem que diminuir a enorme dependência dos gastos salariais e da previdência para aumentar os recursos para investimentos físicos e sociais.

Em coletiva à imprensa, revelou que o FMI recomendou ao governo de Luis Gonzalez Macchi reorientar o orçamento que está sendo estudado no Congresso, para recortar gastos salariais e pensoes com o objetivo de aumentar os recursos destinados a investimentos físicos, saúde e educaçao. Exortou as autoridades econômicas a ter "muita cautela e muito cuidado" para o endividamento adicional do país.

Segundo os prognósticos dos técnicos do FMI, o Paraguai terá uma queda de 1,5% do PIB, ao contrário do que foi previsto pelo Banco Central que estimou um crescimento econômico positivo da ordem de 0,5%.

O choque que os técnico prevêem para o primeiro trimestre do ano que vem tem relaçao direta com o uso maciço dos recursos provenientes de um crédito chinês de 400 milhoes de dólares, somado aos tarifaços previstos nos serviços públicos de água, luz, telefones, passagens do transporte público e combustíveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.