Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 2 de Maio de 2024

Setecidades
>
Escolas ociosas
Secretário admite possibilidade de rever fechamento de escolas ociosas

Diante de protestos, Herman Voorwald
delega reorganização às diretorias de ensino

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
13/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Diante do cenário de dúvidas, manifestações e ocupações de escolas em razão do processo de reorganização da rede de ensino paulista, o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, admite a possibilidade de rever a disponibilização de unidades de ensino ociosas, caso as diretorias de ensino julguem necessário. Em entrevista exclusiva ao Diário, na tarde de ontem, o secretário considerou positiva a movimentação de estudantes na defesa dos espaços e destacou que a secretaria não vai interferir no processo, todo delegado às dirigentes regionais de ensino.

“As diretorias fizeram o trabalho. Se houve algum movimento que, porventura, não se sustente e a diretoria diga que tem que rever, a administração entende que elas têm competência. Porque elas conhecem a história e fizeram a proposta. Não haverá interferência da administração neste sentido. A manifestação deve vir de quem fez a proposta”, enfatiza Voorwald.

Após diversas manifestações, estudantes insatisfeitos iniciaram processo de ocupar as unidades de ensino em que estudam como forma de protestar contra a disponibilização dos espaços ou transferência de alunos. Na região, alunos da EE Diadema, no Centro de Diadema, estão acampados na unidade de ensino desde segunda-feira. Ontem, jovens da EE José Augusto de Azevedo Antunes, no bairro Casa Branca, a mais antiga escola do Grande ABC, com 101 anos, e a EE Vandomiro Silveira, no Jardim Silvana, em Santo André, seguiram o exemplo.

Em Diadema, a revolta é pela transferência dos 351 alunos do Ensino Médio noturno para a EE Senador Filinto Muller, a 50 metros de distância a partir do próximo ano. Já em Santo André, os jovens pedem a reversão do fechamento da unidade.

Alunos também ocuparam a EE Professora Heloisa de Assumpção, em Osasco, a EE Castro Alves, na Zona Norte, e a EE Fernão Dias Paes, na Zona Oeste da Capital. Neste último caso, a Justiça determinou que os estudantes deixem a unidade de ensino ainda hoje.

“Acho muito bom o movimento do aluno que começa a discutir a Educação. É bom porque sempre houve o processo de destruição das escolas, vandalismo, roubos. Quem sabe estamos começando movimento neste sentido de que o aluno cobre uma Educação melhor. Mas que não fique apenas nesta questão. Que questione qualidade, presença do professor”, sugere.

O secretário ressalta ainda que está aberto ao diálogo. “Minha fala sempre foi a de que a hora em que eles quiserem conversar estamos à disposição.”

Processo fechará seis unidades escolares em três cidades da região

Seis escolas estaduais do Grande ABC encerrarão suas atividades a partir de 2016 e terão seus prédios disponibilizados para o Centro Paula Souza ou para as prefeituras para fins educacionais. O processo de reorganização da Secretaria Estadual da Educação deixará três prédios ociosos em Ribeirão Pires, dois em Santo André e um em São Bernardo. O processo afetará a rotina de 1.890 estudantes. Em todo o Estado, são 94 unidades.

Serão reorganizadas 21 escolas em Santo André, sendo que 16 delas passarão a atender ciclo único em 2016. Das 81 unidades de ensino estadual de São Bernardo, 24 passarão a atender apenas um ciclo de ensino. Em Ribeirão Pires, apenas duas escolas passarão a atender ciclo único. Já em Mauá serão quatro. Diadema terá 15 escolas voltadas a apenas um ciclo de ensino. Não houve reorganização em São Caetano e Rio Grande da Serra.

O Estado disponibiliza o endereço www.educacao.sp.gov.br/reorganizacao para consulta da situação de cada escola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.