Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Guitarrista John Lee Hooker morre aos 83 anos
Das Agências
21/06/2001 | 23:04
Compartilhar notícia


O guitarrista de blues norte-americano John Lee Hooker morreu na manhã desta quinta-feira em sua residência em San Francisco (EUA), aos 83 anos, segundo o agente do músico.

"Ele morreu nesta manhã em seu domicílio, enquanto dormia", declarou um porta-voz da The Rosebud Agency. Ele sofreu uma parada cardíaca.

No ano passado, Hooker cancelou uma turnê pelos Estados Unidos e Europa devido a um problema vascular pelo qual teve de ser operado.

Com sua voz rouca, sua particular forma de tocar guitarra e seu estilo obsessivo, John Lee Hooker era uma das últimas grandes lendas do blues.

Nascido em 12 de agosto de 1917 numa fazenda de Clarksdale, no Estado do Mississippi (Sul), o músico abandonou a escola quando era muito jovem para seguir sua vocação musical.

Ao longo de mais de meio século de uma criativa carreira, John Lee inspirou gerações inteiras de músicos de jazz, rock e blues. Na década de 60 começou a ter mais projeção no cenário musical, quando se tornou influência declarada de artistas como Rolling Stones, Jimmy Hendrix, Eric Clapton, Carlos Santana, Van Morrison e Bonnie Raitt.

Em 1997, o intérprete de "Boom Boom Boom" e de "Boogie Chillen" recebeu dois prêmios Grammy (o "Oscar" da indústria fonográfica norte-americana) por seu álbum "Don't Look Back".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.