Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 26 de Maio de 2024

Novo shopping em Mauá impulsionou as vendas de Natal
Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC
28/12/2002 | 18:21
Compartilhar notícia


De maneira geral, segundo as associações comerciais do Grande ABC, as vendas de Natal foram melhores do que as do ano passado. Como afirmou o presidente da Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá), Sidnei Garcia, o movimento neste ano chegou a ser cerca de 50% maior do que em 2001. Ele atribui isso à inauguração do Mauá Plaza Shopping, no início do ano. “Este foi o primeiro Natal com a presença de um shopping para estimular as vendas na cidade.”

Segundo ele, apesar do bom índice, as vendas de veículos no município caíram cerca de 20% neste fim de ano, em relação a 2001. “Isso está ligado à insegurança da população sobre o quadro econômico que poderá se desenhar no país em 2003.”

Outra cidade que apontou crescimento nas vendas neste Natal foi Santo André. Segundo a responsável pela área de consulta ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), Ivy Ujlaki Keller, pelo crescimento do número de consultas ao SCPC e de cheques sabe-se que as compras natalinas neste ano foram maiores do que em 2001. As consultas ao cheque subiram cerca de 25% neste ano, em relação a 2001, e as consultas ao SCPC tiveram crescimento de 6% sobre o ano passado.

Em Ribeirão Pires, o aumento das vendas natalinas em 2002 foi cerca de 20% superior a 2001. De acordo com o presidente da Aciarp (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires), Eduardo Nogueira, vestuários, brinquedos e artigos esportivos puxaram as vendas para cima. “Eu acredito que em 2003, a população terá mais dinheiro na mão.” Segundo ele, os consumidores preferiram comprar à vista ou no menor número de parcelas possíveis para se resguardar de possíveis contratempos econômicos no início de 2003.

Segundo o vice-presidente da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano), Ivan Cavassani, o aumento foi de 9%, incremento estimulado pelo fornecimento de bônus e o sorteio de um veículo zero quilômetro. Já em São Bernardo, o aumento das vendas natalinas foi entre 3% e 4% maior do que em 2001. De acordo com o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura, os presentes baratos, celulares e brinquedos foram os que mais venderam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.