Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Eleições para subseções da OAB devem ter baixo índice de renovação
Paula Cabrera
Orlando Müller
17/11/2009 | 07:36
Compartilhar notícia


Hoje, 12.700 advogados da região escolhem candidatos para representante das subseções da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Grande ABC. Há 13 chapas inscritas nas sete cidades. Do total, apenas Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que dividem subseção, não terão mais de uma candidatura. Nas outras cidades, a disputa promete ser acirrada.

O processo eleitoral, obrigatório, começa às 10h e vai até as 18h na Casa do Advogado de cada município. Quem não confirmar voto pagará multa de R$ 140, valor que corresponde a 20% da anuidade de R$ 700. As eleições ocorrem a cada três anos, com possibilidade de reeleição.

Em toda a região, a Ordem luta pela integração das subseções e expansão do diálogo com a seccional de São Paulo, que também escolhe hoje sua nova diretoria.

Em São Bernardo, cidade com maior número de advogados - cerca de 4.900 - o atual presidente da Ordem, Uriel Aleixo, disputa com Leandro Puccini, repetindo cenário de 2006.

Em Santo André, o atual presidente, José Sinésio Correa, enfrenta Fábio Picarreli. Em Diadema, a atual presidente, Maria Marlene Machado, também tenta reeleição. Disputa com duas chapas, uma presidida por Arnaldo Vasconcelos e outra por Raimundo Ronan Maciel Santos.

Mauá e São Caetano devem ter renovação. A atual presidente da OAB São Caetano, Rosângela Maria Negrão, não concorrerá ao cargo devido ao convite do candidato à seção paulista, Luiz Flávio Borges D'Urso. Negrão poderá ser conselheiro estadual. No entanto, sua filha, Crisciani Harumi, concorrerá como vice-presidente na chapa comandada por Lázaro Tavarez da Cunha. A cidade ainda conta com mais dois candidatos ao cargo presidencial: Adilson Paulo Dias e João Paulo dos Reis Galvez.

Em Mauá, cuja subseção tem 670 advogados cadastrados, o atual vice-presidente, Norberto Aparecido Galvano, disputará com Roberto Ortiz a preferência dos eleitores.

SEM CONCORRÊNCIA - Apesar de já ter Foro Distrital desde junho de 2007, a cidade de Rio Grande da Serra é representada pelo presidente de Ribeirão Pires. Os dois municípios somam 380 votos e terão apenas uma chapa a escolher. O candidato único é o atual presidente da subseção Patrick Pavan. (Supervisão Mauricio Klai)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.