Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Oscar Niemeyer é condecorado pela França pelos seus cem anos
Da AFP
12/12/2007 | 16:08
Compartilhar notícia


O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer foi condecorado pela França, nesta quarta-feira, com o título de comendador da Ordem Nacional da Legião da Honra, a três dias de completar cem anos. A homenagem aconteceu no ateliê do arquiteto em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Em cerimônia íntima, na qual Niemeyer apareceu de braços dados com a esposa Vera Lúcia Cabrera, 60 anos, o embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute, saudou "o mestre, em nome da França, com fraternidade".

"O presidente francês Nicolas Sarkozy quis prestar esta homenagem, nomeando-o comandante da Legião de Honra, a mais alta distinção civil e militar francesa", assegurou o embaixador afirmando que os franceses não apenas o conhecem, "mas o admiram".

"Os franceses têm um grande respeito pelo seu compromisso político", acrescentou.

Já com a medalha de comandante, o arquiteto afirmou, em francês, que estava "muito feliz de receber uma condecoração de um país de onde recebi todas as possibilidades de trabalho, um país que sempre deu exemplo de luta com suas resoluções".

Niemeyer recordou os encontros em Paris com os filósofos Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, que foram "sempre muito gentis comigo", com o escritor André Malraux, além dos dias em que "via passar as lindas mulheres no Champs-Élysées".

Na sexta-feira, Niemeyer irá receber uma condecoração da Rússia, das mãos do embaixador da Rússia no Brasil, o "Colar da amizade dos povos" russo e brasileiro.

Nascido no dia 15 de dezembro de 1907, Oscar Niemeyer realizou mais de 600 projetos arquitetônicos em todo o mundo, em mais de 70 anos de carreira.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.