Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Na Vila América, o luso esportivo de Santo André

A solidariedade se faz presente no futebol amador de Santo André...

Ademir Medici
04/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A solidariedade se faz presente no futebol amador de Santo André. E um exemplo está no Estádio Distrital de Vila América, dividido entre a Associação Atlética Portuguesa (fundada em 1-1-1954) e o Vasco da Gama FC (1-10-1953). Mas não só. Outros clubes desta área andreense têm como sede o mesmo estádio distrital, casos do Esporte Clube São José e o NV.

Idem a religiosidade. “A gente percebe em todos os clubes esta devoção religiosa. É com muita fé que se consegue manter o futebol de várzea funcionando como está”, comenta Marcos Fernandes da Costa, presidente da Portuguesa.

E esta divisão de espaços, corre tudo a mil maravilhas? José Lourenço da Silva, o Canguru, zelador do estádio ligado ao Vasco da Gama, responde: “Geralmente sai briga. Afinal, são dois times de portugueses. Quando joga Portuguesa e Vasco sempre tem uma tretazinha. Ninguém quer perder. Mas tudo numa boa.”

HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO

Na verdade, os nomes fazem lembrar o velho Portugal de tantos Vasco da Gama e Portuguesa por esse Brasil afora. Marcos crê mesmo que a fundação da Portuguesa deveu-se muito mais a funcionários da Firestone e ao pessoal das redondezas do que à colônia lusa. O certo é que, com 60 anos de história cada um, Vasco e Portuguesa vivem outros tempos, recebem de braços abertos, indistintamente, todas as etnias. Mas a história dos dois clubes precisa ser detalhada.

Marcos cita antigos da Portuguesa, os senhores Hipólito, Davinho e Arlindo, as pessoas que começaram a história da Portuguesa. Canguru reporta-se a Ademir, o Negão, atual presidente do Vasco. É na sede do Vasco que estão os registros do clube.

ÁREA ESPORTIVA

O Estádio Distrital de Vila América situa-se a poucos metros do Clube Atlético Aramaçan, do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia e do Estádio Bruno Daniel. Ou seja: faz parte de um verdadeiro complexo esportivo, cada qual com suas peculiaridades.

O Aramaçan é um clube particular, o Pedro Dell’Antonia é municipal e muito disputado. É preciso chegar às 5h da matina para reservar espaço. O Bruno Daniel destina-se mais ao futebol profissional. O futebol amador é contemplado quando da disputa de um título da divisão maior, o que sempre atrai grandes públicos.

“Gostaríamos de fazer do Estádio Distrital de Vila América um espaço para atender a família que não tem dinheiro para comprar um título do Aramaçan e não tem tempo para ficar na fila e ter o direito de nadar no Dell’Antonia”, discorre Marcos da Portuguesa.

Aos poucos, esta ideia está vingando. O gramado sintético no lugar do terrão vermelho seria uma dádiva. Canguru e Marcos crêem que o pessoal iria se sentir muito mais animado, estimulado. Seria a “profissionalização” da várzea.

“Se com o terrão conseguimos fazer o espaço funcionar de vento em popa o ano inteiro, o gramado sintético chamaria a atenção até mesmo do pessoal que frequenta o Aramaçan", acredita Marcos. "E o pessoal do Aramaçan também iria querer frequentar o nosso distrital", concorda Canguru.

Fica, pois, mais uma sugestão à administração do prefeito Carlos Grana (PT). E é na Portuguesa de Santo André que está surgindo um viés novo a temperar o amadorismo de Santo André, como mostraremos amanhã.

Próximo lance

Uma mulher constrói o novo perfil da várzea andreense.

Registros

Maurício Silva realiza ensaio fotográfico com detalhes e personagens de dois clubes irmãos que dividem a mesma casa, o Estádio Distrital de Vila América, do presidente Marcos Fernandes da Costa e do zelador José Lourenço da Silva, o Canguru. No sub-15, o troféu que lembra o craque Denilson Show.

Municípios Paulistas

São Carlos. Elevado a vila em 1865, quando se separa de Araraquara.

São Sebastião da Grama. Elevado a município em 1925, quando se separa de São José do Rio Pardo.

Hoje

- Dia da Propaganda

- Dia do Inventor

- Dia do Minerador

- Dia do Orientador Educacional

Em 4 de novembro de...

1915 – A Companhia Melhoramentos iniciou os trabalhos de assentamento da rede de água e esgotos em São Caetano.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Tomada de Zagora pelos italianos’.

Santos do Dia

- São Carlos Borromeu (Arona, Lombardia, Itália, 1538 – 1584). Arcebispo de Milão. Criou seminários e vários institutos de utilidade pública para dar atendimento e abrigo aos pobres e doentes, o que lhe proporcionou o título de pai dos pobres.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Claro

- Vital

News Seller há 50 anos

Quinta-feira, 4 de novembro de 1965 - ano 28, nº 391-A

Manchete – Ministro da Educação oferece bolsas de estudos em Santo André. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.