Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Política
>
São Caetano
Bottura insiste para reconduzir Pádua ao governo Pinheiro

Nomeação do petebista foi cancelada pelo prefeito de São Caetano, mas presidente da Câmara tenta bancar retorno do ex-assessor

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
31/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Presidente da Câmara de São Caetano e recém-empossado no comando do PTB municipal, Paulo Bottura tem insistido para que o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) reconduza o ex-articulador do Paço Antonio de Pádua Tortorello (PTB) ao Palácio da Cerâmica. O petebista, que é advogado, foi nomeado para cargo na Secretaria de Assuntos Jurídicos, mas sua nomeação foi cancelada pela administração uma semana depois.

A anulação da contratação do ex-assessor causou estranheza nos bastidores. Tanto o governo quanto o petebista sustentam que o cancelamento da nomeação se deu em comum acordo – Pádua alegou estar “desatualizado da advocacia”. Ventila-se, porém, que a desistência do vínculo tem relação com a polêmica entre o ex-articulador e o vereador Chico Bento (PP). No fim do ano passado, Chico teria responsabilizado Pádua pela derrota na eleição para a presidência do Legislativo.

Na ocasião, o parlamentar era o candidato de Pinheiro na eleição para mesa diretora, mas foi derrotado por Bottura (que triunfou com apoio da oposição). Então responsável por articular na Câmara a votação aos projetos do Executivo, Pádua disse ter sido ameaçado por Chico com uma peixeira em sua sala – o parlamentar nega. O episódio, em dezembro, terminou com a exoneração de Pádua. “Se voltaram atrás (na contratação de Pádua) é porque nem todas as feridas foram cicatrizadas”, avaliou um vereador da base governista, ao defender que a administração não resgate figuras da velha guarda da política de São Caetano.

Ao Diário, Bottura garantiu que Pádua será alocado como assessor no gabinete de Pinheiro, embora o governo não tenha confirmado oficialmente o retorno do ex-articulador. “Ele tem um perfil de assessor e está fora da advocacia há algum tempo, por isso, trabalhará no gabinete (do prefeito)”, assegurou. Na quarta-feira, Bottura teria aproveitado a presença de Pinheiro e do secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB), na sessão solene em comemoração ao Dia do Servidor Público para reivindicar o retorno do correligionário, com quem tem relação mais próxima entre os petebistas.

Irmão do ex-prefeito Luiz Tortorello (que morreu em 2004), Pádua atuou como assessor do Palácio da Cerâmica nas gestões do petebista e também até o início do primeiro governo de José Auricchio Júnior (ex-PTB, hoje PSDB), entre 2005 e 2008. Era considerado homem-forte de Luiz Tortorello, porém perdeu espaço no Palácio da Cerâmica após Auricchio romper com o clã.

Bonome não foi encontrado para comentar o tema. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.