Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Setecidades
>
SANTO ANDRÉ
Urubu atrai a atenção de moradores da área central

Animal se alojou em tubo de ventilação de edifício na Rua Alvares de Azevedo

Yago Delbuoni
Especial para o Diário
28/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma história curiosa chamou a atenção de moradores e trabalhadores da região central de Santo André na tarde de ontem. Um urubu resolveu se alojar em um dos tubos de ventilação de prédio residencial localizado na Rua Alvares de Azevedo.

Síndico do edifício, o aposentado Robinson Souza, 65 anos, notou a presença do animal ao observar um pé de ave preto pela janela. “Pensei que fosse uma galinha. Tentei espantar o bicho, mas ele voltou a cair e ficou preso.”

A Prefeitura de Santo André informou que a GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses) não vai recolher o animal da área, já que o urubu não transmite doenças.

ABANDONO

O processo de urbanização do Núcleo Espírito Santo, no bairro Cidade São Jorge, também em Santo André, ocasionou o abandono de animais de estimação. Os cães e gatos foram deixados pelas famílias que se mudaram para outros locais.

A sobrevivência dos bichos depende da boa vontade de vizinhos, que disponibilizam água e alimentação. O encanador Magno Holanda, 40, é um deles. Ele mora no núcleo há 25 anos. “No condomínio para onde os vizinhos foram encaminhados não são aceitos cães e gatos. Tento ajudar como posso. Coloco alimentação na rua.”

Outra que tenta ajudar aos animais é a auxiliar de serviços gerais, Giselia Gomes Bonfim, 50. “Alimento 30 cachorros e 30 gatos por dia. Faço isto para dar o mínimo de saúde para eles.”

De acordo com a Prefeitura, foram contabilizados 50 animais: 37 gatos e 13 cães no local. Desde o registro de abandono de animais no núcleo, foram vacinados e castrados cerca de 100 bichos.

A administração reforçou que as famílias receberam informações sobre a posse responsável dos animais e assinaram termo de responsabilidade sobre os bichos.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.