Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Setecidades
>
Carnaval 2012
União da Ilha traz Carnaval da inovação
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
23/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Atual campeã do Carnaval de São Caetano, a União da Ilha da Prosperidade prepara desfile diferente dos últimos 16 anos. Conhecida por trazer enredos associados à natureza e ecologia, neste ano o público terá a oportunidade de viajar e sonhar com o samba-enredo Realidade ou Sonho, Sherazade e as Mil e Uma Noites.
A rainha é uma bela e inteligente mulher que se oferece para casar com o rei persa Xeriar, que matou sua primeira esposa por causa de uma traição. Traumatizado, o monarca passou a conhecer uma mulher por dia e matar todas. A loucura tem fim quando, na primeira noite juntos, a rainha passa a contar alguns contos que aprendeu na infância. Nas partes mais interessantes, Sherazade suspendia a leitura, o que provocava a curiosidade de Xeriar. Assim o casal permaneceu por mil e uma noites, como conta a história.
A presidente da escola, Cleusa Maria Araújo Martins, passou a infância em meio aos contos infantis. A inspiração para criar o samba-enredo veio de sua leitura preferida. "A história dá asas à imaginação. Pode-se sonhar o que quiser. A leitura abre a mente e os horizontes. Você viaja para vários lugares. Na avenida teremos riqueza, brilho e dourado", definiu. A presidente, que também é fundadora da escola, preferiu trocar de abordagem por achar que temas sobre água e natureza estão ‘muito batidos'.
O carro abre-alas vai simular o Castelo de Sherazade. A segunda alegoria traz à avenida os vendedores de tecido que trabalhavam no deserto. Já o terceiro carro, chamado de quadripé (por ser menor) trará o Aladin e o gênio da lâmpada para encantar as crianças e adultos que comparecerem ao desfile. Ao todo, serão 12 alas.
As alegorias começarão a ser confeccionadas nesta semana e as fantasias dos 270 componentes estão ‘bem encaminhadas'. "Prontos mesmo, só estaremos na avenida. Quem diz que está tudo finalizado antes conta mentira."
A presidente é atenta e perfeccionista. Orienta o trabalho de todos os colaboradores e raramente desliga a atenção do trabalho. "Tem de ter qualidade. Continuo fazendo desfile para alegrar o público. Não podemos pecar em nada."

A União da Ilha da Prosperidade é famosa por colecionar vices-campeonatos. A presidente Cleusa Maria Araújo Martins já perdeu a conta. Depois de beliscar o título por vários anos seguidos, a conquista veio em 2011 e acalmou a ambição dos componentes da escola.
"Agora podemos esperar por mais alguns anos. Somos pacientes. Sei que as co-irmãs estão trabalhando muito e que todas querem conquistar o título ", comentou a presidente, ao demonstrar mais preocupação em realizar desfile para o público do que para os jurados.

UNIÃO
A escola preserva desde sua fundação a característica familiar. Hoje, dez pessoas da mesma família fazem parte da agremiação. Mesmo os mais jovens procuram seu espaço e ensaiam os primeiros batuques no tamborim. Lucas, 3 anos, é neto da presidente e mascote da escola. Ele participa todos os dias dos preparativos. "Quero ser da bateria."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.