Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Três estudantes do Grande ABC serão deputados por um dia
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
21/11/2007 | 08:08
Compartilhar notícia


Dos nove estudantes de ensino médio do Grande ABC que se inscreveram para participar do programa Parlamento Jovem, Deputado por um dia, três foram selecionados e ocuparão as cadeiras do plenário da Assembléia Legislativa, no próximo dia 23: Eduardo Assalim Vilaça, de São Bernardo, Eduardo Correia da Silva e Mirelle Maria da Silva, ambos de Santo André.

Eduardo Correia, 15, o mais jovem da turma, já é veterano no assunto. É a segunda vez consecutiva que o adolescente, aluno do 1º ano da Escola Estadual 8 de Abril, representa a região. O estudante vai defender projeto que torna obrigatória a implementação da lei de acessibilidade em todas as escolas.

“Muitos prédios, inclusive das regiões mais carentes, não têm estrutura para receber alunos com deficiência física ou mental”, argumenta.

A proposta de Correia prevê ainda a capacitação de todos os professores da rede pública e privada não habilitados para trabalhar com deficientes. “A minha idéia, ao mesmo tempo, tem o objetivo de adaptar a infra-estrutura das escolas e promover a inclusão social.”

O mesmo tema escolheu o estudante Eduardo Vilaça, que não foi encontrado para comentar sua proposta.

O projeto de Mirelle, 18, propõe mudanças no currículo escolar visando a criação de aulas práticas sobre meio ambiente. “O problema do aquecimento global me preocupa. Desde o início do ano, pensei que teríamos de realizar trabalhos para evitar as mudanças climáticas, mas tudo fica apenas no papel”, critica a jovem.

A sugestão da estudante, que cursa o 2º ano da Escola Estadual CHB Santo André, também recomenda especialização dos educadores.

“Com a reciclagem, eles poderiam nos ensinar a desenvolver projetos na área, incentivar o plantio de árvores, entre outras ações”, exemplifica. “As pessoas precisam entender a importância dos recursos naturais.”

Nesta quinta-feira, os parlamentares mirins se reunirão para discutir as melhores propostas. Serão formadas três chapas, com aproximadamente quatro pessoas e um líder, responsável em defender os projetos no dia da votação plenária.

No total, 94 adolescentes, da Capital e do interior de São Paulo, serão diplomados. A sessão será transmitida pela TV Assembléia e as propostas serão publicadas no Diário Oficial da Assembléia. “Era a iniciativa que faltava para o jovem se integrar na vida política. Afinal, também somos cidadãos”, conclui Correia.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.