Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

A favorita das divas

Ícone do jazz Etta James morre aos 73 anos

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
21/01/2012 | 07:06
Compartilhar notícia


Musa para as divas Adele e Beyoncé, a cantora norte-americana Etta James morreu ontem, em Los Angeles, vítima de leucemia. Ícone do soul, blues e jazz, Etta estava internada desde dezembro, tratando também de hepatite C e de demência. A veterana completaria 74 anos no dia 25.

Nascida Jamesetta Hawkins, a californiana fez a transição da garotinha que se destacava no coral da igreja para audaciosa figura de cabelos platinados e sobrancelhas escuras - detalhes que foram suas marcas registradas até o fim da vida.

'Miss Peaches', como também ficou conhecida, seguiu uma cartilha que remete a tantas outras intérpretes de seu quilate - de Billie Holiday (1915-1959) a Amy Winehouse (1983-2011). Sobre os palcos e dentro dos estúdios, ela entregava toda alma que lhe fosse exigida em suas interpretações. Na vida real, lutava contra os efeitos da dependência química, os romances avassaladores e, mais tarde, a obesidade. Em 2003, fez uma cirurgia de redução de estômago que lhe ajudou a eliminar quase 100 quilos.

Como a jovem Adele, que sonhava em cantar com a sua musa, Etta estreou profissionalmente emendando hits. Seu primeiro álbum, 'At Last' (1960) contém, além da faixa-título escrita por Mack Gordon e Harry Warren, clássicos como 'Stormy Weather' (de Harold Arlen e Ted Koehler) e 'All I Could Do Was Cry' (Billy Davis, Gwen Fuqua e Berry Gordy Jr). Agora é torcer para que a britânica e tantos outros talentos a serem lapidados consigam uma vida criativa e longa como a de 'Miss Peaches'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.