Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Setecidades
>
Situação crítica
Bancos de leite da região operam com estoques abaixo do adequado

Hospital Estadual Mário Covas mantém apenas oito litros, quando ideal seriam 60

Yago Delbuoni
especial para o Diário
05/08/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Os bancos de leite do Grande ABC pedem socorro. Com estoques operando abaixo do ideal, os três equipamentos da região – localizados no Hospital Estadual Mário Covas e Hospital da Mulher, em Santo André, e no HMU (Hospital Municipal Universitário), em São Bernardo – contam com a colaboração de mães em fase de amamentação e que tenham leite excedente para manter suas atividades.

A situação mais crítica é a do Hospital Estadual Mário Covas, que opera com apenas oito litros, sendo que o ideal seriam 60. O volume, necessário para o tratamento de 18 recém-nascidos que estão internados no equipamento, é suficiente para apenas um dia, conforme a responsável técnica pelo local Marisa Aprile. “Nunca chegamos a esta marca tão baixa. Até pelo fato de não termos uma maternidade, dependemos da boa vontade das mães.”

No Hospital da Mulher, o banco de leite tem 20 litros armazenados, mas o adequado seriam 200, observa a coordenadora da área Elisabeth Tavares. “Com o estoque baixo, temos de priorizar os bebês prematuros ou com alguma patologia especifica”, diz, Segundo ela, a queda do volume de doações acontece geralmente nos meses de férias, como julho.

Embora tenha havido aumento das doações de leite materno nos últimos dias no HMU devido à Semana da Amamentação, o estoque tem 200 litros, quando o ideal seriam 300. A quantidade é suficiente para beneficiar até 100 bebês prematuros ou de baixo peso por cerca de 20 dias.

Marisa explica que a mulher deve doar apenas o leite excedente. “A doação deve ser feita depois de amamentar o filho e sentir que o sutiã está molhado”. A mãe não deve fazer uso de medicamentos contínuos e não pode fumar mais de dez cigarros ao dia.

Tanto o Mário Covas quanto o HMU se responsabilizam pela retirada do leite na residência das doadoras. No caso do equipamento andreense, o atendimento é feito pelo 2829-5021. Já no hospital de São Bernardo o agendamento deve ser realizado pelo 4365-1480 (ramais 1203 e 1196).

O leite deve ser armazenado em recipiente de vidro com tampa rosqueável e mantido no congelador ou freezer por até dez dias. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.