Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Santos lidera movimento de contêineres na América Latina
11/04/2010 | 07:31
Compartilhar notícia


Mesmo com queda de 15,76% em relação a 2008, os 2.255.862 TEUs (unidade relativa a um contêiner de 20 pés) movimentados pelo Porto de Santos em 2009 garantiram ao cais santista a liderança na movimentação de contêineres na América Latina e Caribe.

Ranking divulgado pela Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) aponta que o segundo lugar aparece o porto de Colón, no Panamá, com 2.210.720 TEUs. O terceiro porto da lista é Balboa, também no Panamá, com 2.011.788 TEUs.

"A queda foi verificada em todos os portos e logo vai haver uma recuperação, tanto que o Porto de Santos já registrou aumento de 10% na movimentação de contêineres em janeiro e fevereiro desse ano em relação ao primeiro bimestre de 2009", afirmou o diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Companhia Docas do Estado de São Paulo, Renato Barco.

Segundo ele, a crise mundial afeta os países mais ricos em maior proporção que os menos desenvolvidos também nesse âmbito latino-americano. "Em Cingapura, vimos uma quantidade enorme de navios abandonados por causa de falta de carga. Felizmente Santos tem característica diferente, tem diversidade das instalações."

A exportação de commodities como açúcar e soja levou o porto paulista a crescimento de 2,6% na movimentação total em relação ao ano anterior, tendo encerrado 2009 com 83,194 milhões de toneladas movimentadas, a melhor marca anual de sua história.

A Abratec (Associação Brasileira de Terminais de Contêiner de Uso Público) também acredita na manutenção de Santos como porto líder da região. "O perfil de um porto, suas características, sua logística, não é alterada de repente e mesmo com a crise", disse o presidente da Abratec, Sérgio Salomão.

De acordo com ele, a diminuição na movimentação de contêineres no País foi de 14,3% no ano passado em relação ao ano anterior. Entretanto, as estimativas são positivas. É previsto crescimento de 7% para o ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.