Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Automóveis
>
Impressões ao dirigir
Conceito downsizing

Volkswagen CC tem estilo de sobra e motor menor com alta potência: o 2.0 TSI de 211 cavalos

Vagner Aquino
17/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Um sedã com quatro portas, preto... Carro comum em meio ao trânsito, não é verdade? Não! Acontece que o modelo em questão é o CC, uma espécie de cupê de quatro portas – carro pelo qual a Volkswagen pede R$ 159,7 mil.

Na mesma proporção do (salgado) preço, o veículo esbanja em imponência. Além dos 4,80 metros de comprimento, este alemão vem, de série, com rodas de 18 polegadas, grade frontal cromada e faróis bixenônio com luzes em LED, estas opcionais. Mas o fato é que o verdadeiro motivo desta avaliação está por baixo da (bela) carcaça: o motor 2.0 TSI da família EA888, com potência máxima de 211 cv.

NERVOSO
Ao contrário da antiga versão V6 (de 300 cv), este CC abandonou a tração integral e (claro!) é menos potente – porém, não menos nervoso. Com o pé no acelerador, nada de morosidade, afinal, é equipado com turbocompressor e injeção direta de gasolina. O torque máximo é de 28,5 mkgf a (baixos) 1.700 rpm.

E para ajudar a equilibrar o trabalho, o câmbio é robotizado de dupla embreagem e seis marchas – batizado de DSG. Porém, quem preferir, pode optar pelas trocas sequenciais por meio de aletas atrás do volante ou mesmo na alavanca.

A suspensão (independente nas quatro rodas) não chega a bater seco, mas é mais voltada para a rigidez do que para o conforto.
Da porta para dentro, este sedã com ares de cupê – que abandonou o prenome Passat em 2013 – tem ótimo acabamento e trata bem tanto o motorista quanto os passageiros com regalias como ar-condicionado dual zone com saídas traseiras, tela central sensível ao toque que engloba conexão bluetooth, câmera de ré, entre outras funções, e bancos revestidos em couro (os dianteiros têm aquecimento e o do motorista, regulagem elétrica).

Mas por falar em porta, principalmente os mais altos, precisam de certo malabarismo para entrar no carro, culpa do formato cupê, que tem capota em arco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.