Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

'A Barca dos Mortos' será encenada no Brasil
Do Diário do Grande ABC
09/02/1999 | 15:30
Compartilhar notícia


Promete causar impacto a peça A Barca dos Mortos, texto inédito no Brasil do dramaturgo alemao Harald Mueller, dirigida por Rubens Rusche. O espetáculo terá apresentaçoes de pré-estréia entre 15 e 25 de abril no Teatro Municipal de Santo André, no ABC paulista, e estréia prevista para 13 de maio no Espaço Ademar Guerra (o porao) do Centro Cultural Sao Paulo.

Escrita para um concurso cuja temática era a ecologia, em 1984, a peça já foi montada oito vezes na Alemanha e mostra o planeta em total estado de devastaçao após uma hecatombe de proporçoes avassaladoras. O autor nao esclarece a causa do desastre ecológico, porém a natureza está destruída e os poucos sobreviventes estao contaminados, assim como a água, o ar e os alimentos.

Nesse mundo devastado, quatro personagens, três homens e um mulher, encontram-se e peregrinam em busca de Xantei, um lugar ainda preservado, que um deles jura existir. Para o diretor, no entanto, o foco central da peça nao está exatamente na busca dessa espécie de Shangri-lá, mas no encontro dos quatro personagens.

"O eixo dramático gira em torno da capacidade do ser humano de solidarizar-se e formar uma comunidade mesmo em meio à total degradaçao", diz. A peça tem nove quadros e os quatro primeiros tratam do encontro dos personagens, a partir do qual eles vao sofrer profundas transformaçoes interiores.

Ambientaçao - O impacto começará já na entrada do teatro, antes mesmo do início do espetáculo, quando o público vai deparar-se com o belíssimo cenário de J.C. Serroni, quase uma instalaçao. Numa sala do Instituto Goethe, que gentilmente cedeu um local para os ensaios, Serroni explica, por meio de uma maquete, que o espectador caminhará por um estreito caminho, iluminado como uma caverna, repleto de livros queimados, pichaçoes, névoa, peças de computadores, pára-choques de carros e toda espécie de sucata.

Depois de cerca de cinco minutos de percurso, chega-se a uma arena de apenas 160 lugares, com cadeiras bem afastadas uma das outras. Nesse isolamento, o espectador estará diante de um grande tubo que, de tempos e tempos, despeja lixo no palco. Pinturas de Bosch, Kiefer e Francis Bacon e fotografias de Sebastiao Salgado, Otto Dix, Jim Goldberg inspiram o cenário/instalaçao. "Tudo tem de ser horrível e ao mesmo tempo bonito, para nao agredir o público, até porque o espetáculo nao é agressivo", diz Serroni.

O grande tubo nao expele apenas lixo. Logo na primeira cena, por ele cai o personagem Utai, expulso da única área habitável do planeta. Ele implora inutilmente para voltar, alegando possuir "apenas 0,4% de cádmio" no sangue e afirmando ser um asséptico clone criado para doar órgaos. E alega ainda ter respeitado os dez mandamentos da área habitável, entre eles nao amar, nao ler livros antigos e checar todos os alimentos. Em vao.

dele se aproxima Checker (Antonio Galleao), uma espécie de Rambo do lixo, sem braço, porém cheio de armas. "Quando tudo é perigoso, a água, o ar, o chao, a única emoçao que sobra é o medo e cada personagem nessa peça desenvolveu e se agarra às suas defesas", comenta Rusche. O nome do personagem faz referência ao verbo checar, sua obsessao. Ele checa graus de radiotividade de alimentos, da água, do ar e checa à exaustao o estado de saúde, ou melhor, o grau de deterioraçao, de cada novo ser humano que encontra.

O interessante na construçao desse personagem é que até mesmo sua linguagem é feita de fragmentos. Ele mistura termos de várias línguas com outras supostas palavras para nomear objetos, sem, contudo, deixar de ser compreensível para o público. Clareza mantida na traduçao de Rubens Rusche. "Checker é clean", insiste em dizer o personagem que nao sabe mais dizer "eu", algo que vai aprender ao longo de seu processo de transformaçao.

Degradaçoes - Checker possuiu o mapa para Xantei e parte com Utai na busca do suposto paraíso. No caminho, encontram Cuco (Antônio Petrin), que Checker imeditamente identifica como "um homem do século 20".

Meio louco, Cuco parece ter vivido a época anterior à catástrofe. Lembra-se vagamente de ter trabalhado como guia turístico, amado uma mulher chamada Ana, lembra-se de pássaros e árvores, mas nao tem certeza se tudo nao passa de ilusao. Incorpora- se ao grupo e, mais tarde, o trio vai encontrar Biuti (Adriana Pires).

Biuti tem metade do rosto queimado por uma espécie de ácido, mas a outra metade mostra ter sido uma mulher bonita. Ela foi expulsa da área habitável por ter desobedecido a um dos dez mandamentos: encarregada de queimar os "livros antigos", ela os lia antes de queimá-los. Pior, a leitura passou a fasciná-la e chegou mesmo a decorar trechos de poemas.

"Um dos méritos do texto é apontar a degradaçao da cultura como elemento fundamental na degradaçao do ambiente", observa Rusche. Embora Biuti saiba poemas de cor, ela nao consegue decifrar seu significado - falta-lhe contextualizaçao, ambiência cultural. "A destruiçao cultural é uma realidade; a mídia abre espaço a cada semana para uma banda de sucesso de que no próximo ano ninguém mais ouve falar".

Segundo o diretor, entre os méritos da peça está o fato de mostrar, pela ausência, como nosso planeta ainda é bonito. "A peça desperta em nós a consciência de que a destruiçao pode ocorrer, caso persista a atual degradaçao cultural e, conseqüentemente, da natureza."

"Como todo bom autor contemporâneo, Mueller rompe com a estrutura clássica da narrativa, mas ao mesmo tempo mantém a estrutura das histórias de saltimbancos", comenta o diretor. Segundo ele, apesar do clima de destruiçao, o autor usa o tema da morte para falar de renascimento e tem um aspecto mítico. "No lugar do mito da origem, ele fala do mito da dissoluçao e eu nao chegaria a dizer que é otimista, mas aposta na capacidade de transformaçao do indivíduo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.