Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Equipe do judô faz preparação psicológica para o Pan
Da Agência Brasil
07/08/2003 | 09:47
Compartilhar notícia


A dois dias da primeira luta nos Jogos Pan-Americanos 2003, a equipe brasileira de judô dá os ajustes finais na parte técnica e física. Mas, na visão dos atletas, o aspecto psicológico é o mais importante nesta reta final de preparação. A competição será aberta sábado, com as lutas das categorias mais leves, e vai até o dia 12.

“Agora não há mais o que fazer. É só mentalizar o pódio, pensar nas lutas, nos adversários. É a cabeça quem vai mandar”, ensina o meio-leve Henrique Guimarães, medalha de bronze no Pan de Mar del Plata, em 1995, e também nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

O também medalhista olímpico Carlos Honorato (prata em Sydney na categoria médio) acha até ser necessário segurar o ímpeto nos treinos. “Não podemos nos expor. Quando treinamos, temos cuidado de evitar as contusões. De resto, é só acertar a cabeça”, diz Honorato, que aos 28 anos estréia em pan-americanos.

Edinanci Silva, favorita ao ouro na categoria meio-pesado, concorda: “Concentração é fundamental”, afirma ela, que evita pensar em favoritismo. “Não tenho obrigação de vencer. Vou apenas fazer o que sei. E isso deve me levar à medalha”, continua.

O judô é o terceiro esporte que mais deu medalhas ao Brasil em Pans: 75 (16 de ouro, 22 de prata e 37 de bronze). O maior número de medalhas de ouro do judô brasileiro em uma mesma edição dos Jogos Pan-Americanos foi cinco, em Indianápolis/1987. Em 1995, em Mar del Plata, os judocas voltaram para casa com o maior número de medalhas: 13.

O atual técnico da seleção masculina de judô, Luis Shinohara, conquistou a medalha de bronze como atleta na edição de 1975 dos Jogos, na Cidade do México, e foi campeão na edição seguinte, em San Juan (Porto Rico).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.