Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

História de S.Caetano é
reverenciada em Brasília
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
06/08/2011 | 07:22
Compartilhar notícia


A história de São Caetano, seu progresso e sua grandeza - apesar dos 15 quilômetros quadrados - foram exaltados ontem na Câmara Federal, em Brasília, em sessão solene ao aniversário de 134 anos da cidade, comemorados dia 28, iniciativa do deputado Wiliam Dib (PSDB-SP).

O evento teve enredo exatamente como descreve o hino da cidade, de José de Almeida Filho. A estrofe "No futuro será monumento, O Brasil saberá te eleger", não poderia ter sido mais feliz.

Foi assim que a Capital se rendeu ao brilho de São Caetano. A pequena-gigante, como sugere o hino, invadiu o Planalto Central. A emoção da comitiva de cerca de 50 pessoas - entre secretários municipais, vereadores, integrantes do governo, empresários e outras autoridades - era visível.

Autor da homenagem inédita para o Grande ABC - nenhum município teve a honraria oferecida no Congresso -, Dib ressaltou que o município é o "maior e melhor" do País em qualidade de vida. "Um exemplo para todos nós, políticos do Brasil. São 134 anos de história, 63 anos de emancipação política, e cada vez mais digna e humana para todos."

O "exemplo de teu vigor" citado no hino também esteve no discurso do tucano. "A cidade poderia estar dormindo nos louros da glória e deixar as coisas acontecerem naturalmente. Mas temos um prefeito dinâmico, com uma equipe dinâmica, que constroem os avanços", discorreu o deputado.

Em seu pronunciamento, em tom estadista, o chefe do Executivo, José Auricchio Júnior (PTB), citou cada um dos nove comandantes de São Caetano, uma menção aos "heróis que souberam te erguer", como poetizou José de Almeida Filho em seu texto.

"É um momento de emoção que nos contagia. Se pudéssemos fazer retrospectiva de nossos antepassados, todos estariam orgulhosos. É uma população que soube buscar seu destino de desenvolvimento, migrando da indústria cerâmica (do passado) à vital indústria automobilística (do presente)", frisou Auricchio.

Do passado, que "nos resta a lembrança", como versa o hino, o petebista divagou sobre a crise financeira pela qual o País passou nos anos 1980 e início dos 1990, que também atingiu São Caetano, mesmo sendo a "jóia rara", lapidada em um século e três décadas, do território tupiniquim. "A cidade quase sucumbiu, mas houve o resgate do desenvolvimento - com mudanças na política econômica", considerou.

O prefeito enfatizou os investimentos em Saúde, Educação e Social de sua gestão - está desde 2005 à frente do Palácio da Cerâmica. "Investimos quase ¼ do Orçamento em Saúde. Temos a menor taxa de mortalidade infantil do Brasil (...) Na Educação, temos uma rede sólida e de altíssimo valor para nossos filhos (...) Mas faltava a atenção àqueles que não eram reconhecidos, que estavam à margem dos avanços de nossa história exposta aqui. Então lançamos programa para famílias de baixa renda e a terceira idade. Trouxemos cerca de 15 mil pessoas que tinham algum grau de dificuldade para dentro do processo de cidadania e dignidade, com o projeto de transferência direta de renda (Profamília)."

Para os próximos anos, o desafio de São Caetano, segundo Auricchio, é manter o patamar de excelência em serviços públicos. "Não adianta ter ciclos de desenvolvimento e depois de estagnação. A cidade tem de se planejar para não ter solavancos, tem de ter desenvolvimento perene. Para isso, é preciso financiamento competente, que está ligado a uma política arrecadatória fiscal que seja justa e eficiente. É o que temos buscado", analisou Auricchio, que anunciará nos próximos dias política pública para garantir a manutenção das indústrias no município e ao mesmo tempo atrair novos negócios para São Caetano. Já que "tu tens que crescer", ensina o hino.

 

Políticos destacam foco no desenvolvimento

Deputados e vereadores reverenciam São Caetano

 

As autoridades presentes na sessão solene em homenagem aos 134 anos de São Caetano, em Brasília, classificaram o ato como histórico. Primeiro pelo ineditismo da iniciativa. Segundo, pela dificuldade em organizar evento desta magnitude - deslocamento para a Capital de grande grupo e agenda da Câmara, na qual não há mais datas para eventos do tipo neste ano. Os 90 minutos da atividade foram exibidos ao vivo na TV Câmara para todo o Brasil.

Para o deputado estadual Alex Manente (PPS-São Bernardo), as políticas sociais implementadas colocam a cidade em patamar de destaque no cenário nacional. "São oferecidos cada vez mais serviços de altíssima qualidade para a população. Nós sempre temos de ter como referência o trabalho eficiente realizado pela gestão de São Caetano."

O reitor da Universidade Municipal de São Caetano, Silvio Minciotti, observou que a sociedade local convive com esta atmosfera positiva, pois nunca "se acovardou para crescer a cada tempo, sempre com o foco voltado para o desenvolvimento, nas mais diversas áreas".

O presidente da Câmara, Sidão da Padaria (PSB), enfatizou que o trabalho feito no passado e no presente tem de continuar. "Fazemos diferente, sim, para que nossos filhos tenham orgulho da cidade e de suas conquistas, como nós tivemos e temos."

Segundo o empresário Ivan Cavassani, o evento foi marcado por momentos de emoção e tem de ser valorizado. "Tudo isso é fruto da atuação séria e de respeito das instituições publicas e privadas que atuam em São Caetano, que não para de atrair investimentos, porque oferece alternativas positivas à população e à classe empresarial."

O vereador de São Bernardo Admir Ferro (PSDB) elogiou as administrações "que são exemplo nos mais diversos setores". "Ainda não tinha presenciado uma homenagem deste porte para uma cidade em Brasília."

 

RIVAIS

Até mesmo os adversários se renderam à situação privilegiada vivenciada por São Caetano e exaltada na sessão solene. Integrantes do PT, que nunca governou o município, enalteceram o trato político executado na cidade ao longo dos anos.

O deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-São Bernardo), observou que o ato foi "um momento cívico marcante". "São Caetano é querida por todos, tem um povo acolhedor. Lutar pelas cidades é lutar pelo destino do Brasil."

O vereador Edgar Nóbrega (PT) destacou que o resultado apresentado pela cidade é oriundo da atuação "das articulações políticas" desenvolvidas ao longo da história. "O próprio PT também tem aprendido muito com essa história. Destacávamos mais os problemas e as dificuldades. Agora procuramos olhar e ajudar nas conquistas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.