Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Setecidades
>
Para aquecer o inverno
Prefeituras já distribuem agasalhos coletados através de campanha

Santo André já conta com 30 mil peças; Diadema, 31 mil; Mauá, 1,4 mil peças e São Caetano, 5,5 mil 

Daniel Tossato
do Diário OnLine
26/06/2015 | 14:40
Compartilhar notícia
Nário Barbosa/DGABC:


Todos sabemos o quanto é reconfortante abrir o guarda-roupa e escolher aquele belo e quente casaco para enfrentar o frio que chega com o inverno.  Infelizmente nem todo mundo tem a possibilidade de contar com uma boa blusa. As administrações das cidades do Grande ABC já iniciaram a famosa campanha do agasalho, buscando atender o maior número possível de pessoas que necessitam enfrentar a época mais fria do ano.

Santo André já conta com mais de 30 mil peças de roupa e a Secretaria de Inclusão e Assistência Social da cidade acredita que as doações deste ano poderão superar as mais de 150 mil unidades que foram doadas em 2014.

Antes de serem distribuídas, as roupas passam por uma triagem, na qual são separadas para serem entregues às entidades sociais. Todas as peças são  distribuídas para associações credenciadas no Conselho Municipal de Assistência Social e no Banco de Alimentos.  As peças de vestuário são arrecadas em toda a cidade, principalmente  nas  escolas municipais, unidades de saúde e CRAS (Centros de Referência em Assistência Social).

Até  ontem, Diadema tinha recebido cerca de 31,4 mil peças através da campanha  ''''''''Seja Solidário, doe  Cobertores e Roupas para o  Frio '''''''', coordenada pela Defesa Civil da cidade. As vestimentas serão destinadas para três entidades assistenciais que estão cadastradas na Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que já estão retirando parte do que foi arrecadado. Como Santo André, Diadema também utilizou escolas e unidades de saúde municipais, além de centros culturais e o próprio Paço Municipal para fazer a coleta. A  Prefeitura espera atingir o mesmo número que foi arrecadado no ano passado, quando o montante chegou a 50 mil roupas.

A  Associação de Voluntários Calor Humano coordena a campanha de coleta em Mauá, realizando o trabalho dentro do Hospital Nardini . A expectativa é de superar a campanha do ano passado. Até quinta-feira já foram recolhidos 1.4 mil peças, entre casacos, tênis e calças. Nesta edição, os pontos de coleta estão somente dentro do hospital municipal.

Contando com a ajuda da iniciativa privada, São Bernardo espera superar os números alcançados na campanha de 2014, que chegou a coletar por volta de 11 mil peças de roupa. Os funcionários da  montadora japonesa Toyota, com planta na cidade, arrecadaram 5,5 mil peças e mais 25 kits de higiene pessoal que foram entregues  à  Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. São Bernardo recebe as doações através dos vários órgãos municipais como escolas, teatros, mas conta também com parcerias com a Coop e Carrefour.

São Caetano já começou a distribuir as peças que foram coletadas, desde o dia 22. Segundo a administração, a campanha que coletou agasalho neste ano poderá beneficiar cerca de 4,7 mil famílias que poderiam sofrer  com o frio neste inverno. “É o primeiro ano que recebo roupas para frio e agora me sinto pronta para o inverno”, revelou Agelina Motta Orsini, moradora da cidade.  
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.