Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Por cargos, Câmaras miram ação coletiva

Presidentes dos Legislativos da região tentam solução para regulamentar funções de assessores e manter número de vagas comissionadas

Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
24/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Com plano de manutenção do número de cargos comissionados, os presidentes das Câmaras do Grande ABC se reuniram na segunda-feira na sede do Legislativo de São Bernardo e deram sinais de firmar ação coletiva junto a órgãos competentes na tentativa de regulamentar as funções apadrinhadas. A quantidade de postos preenchidos por livre nomeação, sem concurso público, é alvo de ação civil do Ministério Público e TCE (Tribunal de Contas do Estado) em quatro cidades da região. Outra alternativa articulada pelos vereadores é reforçar elaboração de PEC (Proposta de Emenda à Constituição) estadual para determinar percentual de servidores em comissão.

No levantamento das instituições de controle há uso excessivo das nomeações de comissionados na comparação com a quantidade de efetivos. Em Santo André, por exemplo, dos 378 servidores da Casa, quase 65% são apadrinhados. Comandante do Legislativo de São Bernardo, José Luís Ferrarezi (PT) sustentou que “existe entendimento” entre os detentores de mandato, incluindo deputados, de que a paridade não cabe no Parlamento. “Acreditamos que é necessário regulamentação própria. Baseados em lei federal, os órgãos exigem 50% de efetivo e outra metade de cargos em comissão. Mas essa norma é dentro do serviço público como um todo. Função parlamentar é outra coisa. São coisas diferentes. Vejo que é injusto colocar no mesmo balaio.”

No processo, o MP cita que os postos em comissão dispostos à assessoria dos Legislativos têm de ser exceção e não a regra. O dirigente da Câmara de Diadema, José Dourado (PSDB), alegou que processo coletivo está em estudo com o departamento jurídico das respectivas Casas. “Acreditamos que é um caminho. Aqui na cidade são sete funcionários (por gabinete), quem delibera é o vereador. Só precisamos regulamentar as funções e motivos da contratação”, disse, ao acrescentar que aguarda saída o mais rápido possível, embora haja avaliação que isso possa demorar um pouco pela complexidade da questão.

O presidente do Legislativo andreense, bispo Ronaldo de Castro (PRB), mencionou que projeto em conjunto passa por amadurecimento político. “A PEC é uma das opções que analiso serem viáveis. Esperamos chegar a esse acordo”, citou. Os dirigentes das Câmaras se movimentam para realizar novo encontro em breve para dar prosseguimento ao tema, porém ainda não há data prévia. O chefe da Assembleia, Fernando Capez (PSDB), encabeça conversas com a Promotoria e Procuradoria-Geral de Justiça com objetivo de eventual consenso. A bancada regional já esteve em São Paulo para engrossar o coro pela defesa das funções parlamentares. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.