Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Montemor assume mandato de deputado federal
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
06/01/2011 | 07:12
Compartilhar notícia


O primeiro suplente do PSB na Câmara dos Deputados, Edinho Montemor (hoje no PPS-São Bernardo), assumiu ontem término do mandato como deputado federal, que vai até 31 de janeiro, data da posse dos parlamentares eleitos em outubro, como forma de cumprir legislação vigente para manter as 513 cadeiras na legislatura 2007/2010. A vaga surgiu devido a posse do deputado Márcio França (PSB) ser nomeado secretário estadual do Turismo no governo Geraldo Alckmin (PSDB).

Já em Brasília para tomar posse, o popular-socialista, que embarca em seu segundo mandato - o primeiro foi de 2003 a 2006 -, diz que pretende participar de sessões ordinárias a partir do dia 15 e prevê empenho nos bastidores em prol da região e outras prefeituras que lhe garantiram bom índice de votos.

 "Virei todas as semanas até o fim de janeiro para que possamos trabalhar às terças e quartas-feiras nas votações. Essa é a expectativa. Sabemos que é complicado prosperar em um mês, por isso a ideia principal é assessorar os prefeitos junto aos novos ministérios, tentar viabilizar projetos, articulação em si. Não só do Grande ABC como também de Bálsamo, onde tive bastante apoio".

Segundo Montemor, os chefes dos Executivos serão visitados pessoalmente apesar do período escasso de mandato, episódio que o pegou de surpresa. "Não tinha essa expectativa. Depois de quatro anos após a eleição tive essa surpresa considerada agradável."

O deputado federal obteve 73.212 votos nas urnas nas eleições de 2006, dando-lhe a condição de primeiro na fila do banco de reservas. Para a próxima legislatura (2011/2014), o parlamentar oriundo de Franca, deputado federal Dr. Marco Aurélio Ubiali ficará com a cadeira, já que ocupa a 1ª suplência da coligação.

Para o parlamentar, discussões sobre eleições municipais de 2012 ainda são precoces, por isso não possui projeto concretizado ao pleito. "Não tem nada definido. Estou conversando com muitas lideranças. Depois de 2010 no trabalho com o Alex (Manente, PPS) me animei novamente a fazer política de forma mais ativa. Por enquanto como cidadão torço para que o Luiz Marinho (prefeito de São Bernardo, PT) faça boa administração e me coloco à disposição para ajudá-lo no que for possível."

Questionado sobre rusgas entre Marinho e PPS, Montemor disse que, se existe briga, ele desconhece. "O PPS ainda possui cargos, ninguém foi exonerado, então faz parte da administração. Divergências sempre existirão em governos."

 

Parlamentar garante que Marquinho irá tomar posse

 

Empossado como deputado federal, Edinho Montemor (PPS) adiantou que o imbróglio envolvendo a cadeira vaga deixada na Assembleia Legislativa de São Paulo por Davi Zaia (PPS), nomeado secretário de Emprego e Relações de Trabalho se resolverá de forma amigável.

De acordo com Montemor, depois de reunião anteontem com o segundo suplente, Roque Levi Santos Tavares (PPS), que é também vereador de Itaquaquecetuba, o parlamentar teria desistido de assumir o mandato tampão, apenas até dia 15 de março/CW.

 "Estive com ele no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O Roque teria de renunciar ao mandato do qual ainda resta dois anos, de uma cidade importante de São Paulo, por isso falou para mim que não iria assumir. Até sexta-feira o caminho ficará livre ao Marquinho Tortorello (PPS-São Caetano)."

Roque considerava a possibilidade de entrar com medida cautelar para tomar posse nesses dois meses que restam de legislatura sem correr o risco de perder o mandato em Itaquaquecetuba, na qual ele inclusive foi eleito recentemente presidente da Casa.

Diante disso, Marquinho vê com bons olhos a oportunidade rápida, tentando galgar novas possibilidades à sua carreira política para 2012. Na corrida às eleições municipais, o parlamentar, filho do ex-prefeito por três gestões Luiz Olinto Tortorello (PTB, morto em 2004), pretende articular para conseguir concorrer a algum cargo eletivo, seja como chefe do Executivo ou vice, dependendo do apoio do atual mandatário do Palácio da Cerâmica, José Auricchio Júnior (PTB), que não poderá disputar o pleito, uma vez que está no segundo mandato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.