Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Por que japonês tem o olho puxado?
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
16/05/2010 | 07:20
Compartilhar notícia
Caio Arruda/DGABC


Victória Rodrigues Carlos, 8 anos, de São Caetano, é muito curiosa e nunca achou explicação para sua dúvida sobre os olhos amendoados dos japoneses.A garota acha bonito quem tem olhos puxadinhos. "Deve ser uma característica que só eles têm", diz. Ela acredita que isso identifica os povos do Japão e China, entre outros.

Não são apenas os japoneses que têm olhos puxados. Outros povos asiáticos, como chineses, tibetanos, coreanos e esquimós, também possuem essa característica. Cientistas acreditam que seja o resultado de uma adaptação do corpo ao ambiente muito frio de diferentes regiões da Ásia, onde os ancestrais dessas populações viviam.

Na realidade, os olhos não são exatamente puxados. A fenda palpebral (espaço entre a pálpebra inferior e a superior) é menor. Assim, esse formato diferente protegeria melhor os olhos do frio e da luminosidade excessiva do sol refletida na neve branca, que pode até causar cegueira. Entretanto, isso não impede que eles enxerguem perfeitamente.

Estudiosos ainda não sabem ao certo o momento em que a característica surgiu. No entanto, calcula-se que esse formato dos olhos tenha se desenvolvido há mais de 10 mil anos, sendo transmitido de uma geração para outra (o homem como é hoje teria aparecido há 200 mil anos na África).

Esses grupos, que viveram em áreas muito geladas da Ásia, foram denominados genericamente de mongoloides. Além da fenda palpebral menor, ocorreram outras adaptações para que pudessem enfrentar as temperaturas baixíssimas. A face se tornou mais larga e plana, e os braços e as pernas mais curtos para diminuir a perda de calor do corpo.

Consultoria de Claudia Rodrigues Carvalho, bioantropóloga do Museu Nacional/UFRJ

Índio tem primo na Ásia?
Os índios das Américas e os esquimós (que vivem no Ártico) têm olhos parecidos com os dos orientais. Depois de muitas suspeitas e estudos, os cientistas descobriram que grande parte dos povos indígenas americanos é parente distante dos asiáticos. Isso quer dizer que todos têm um antepassado em comum.

Acredita-se que todos viviam anteriormente apenas na Ásia, mas aos poucos - e há milhares de anos - migraram para o território que hoje é a América. Essa mudança de continente teria acontecido quando eles ultrapassaram a área em que hoje se encontra o Estreito de Bering, pedaço de oceano entre a Ásia e a América do Norte.

Na época, essa área era coberta por terra; pois o clima era muito mais frio e o nível dos oceanos era baixo. Assim, conseguiram atravessá-la. Mas depois que o gelo derreteu, e a água separou os continente, os grupos da Ásia e da América ficaram separados e não tiveram mais contato durante muito tempo. Dessa forma, desenvolveram outras características físicas e culturas diferentes ao longo do tempo.

Diferenças ao longo do tempo
Os primeiros homens que habitaram o planeta eram muito parecidos. Ao longo de milhares de anos, foram adquirindo características diferentes, de acordo com as condições do ambiente em que viviam. Assim, os grupos humanos desenvolveram características físicas próprias, como diferentes tons de pele (negros, brancos, índios, orientais), pequenas modificações no tamanho, nos formatos da face e do crânio. Apesar das diferenças físicas e culturais, somos todos parte de uma grande família humana. Nenhuma raça é melhor do que a outra; apenas diferentes.

Saiba mais
Mongoloides é o nome genérico do grupo de humanos que originou grande parte dos povos asiáticos, como japoneses, chineses e coreanos. As principais características dessa população são pele amarelada, cabelos escuros e bem lisos, rosto achatado e olhos com a fenda palpebral menor que a de outras raças.

Entre os descendentes dos primeiros mongoloides também estão os esquimós, que habitam territórios no Ártico, como Alasca e Norte do Canadá, onde faz muito frio.Vivem, principalmente, da pesca e caça e muitos ainda moram em iglus construídos com blocos de gelo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.