Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

'Drácula' de Guy Maddin é eleito melhor filme em Sitges
Da AFP
13/10/2002 | 17:48
Compartilhar notícia


O filme Dracula: Page From a Virgin's Diary, do canadense Guy Maddin, levou neste domingo o prêmio de melhor filme na 35ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Sitges (nordeste da Espanha), que acaba este domingo.

O filme vencedor põe em cena a coreografia de Mark Godden para uma versão cênica de Drácula, de Bram Stoker, estrelada pelo Royal Winnipeg Ballet de Canadá, em 1998.

O filme, em preto e branco, foi rodado com estética parecida com a do cinema mudo e expressionista, lembrando o famoso Nosferatu, de F.W. Murnau.

O prêmio de melhor diretor não foi nenhuma surpresa, ficando com o famoso cineasta do gênero David Cronenberg por Spider, um thriller psicológico interpretado por Ralph Fiennes e Miranda Richardson.

A estatueta de melhor atriz ficou com Angela Bettis, por seu papel no filme May, do americano Lucky McKee, considerado pela crítica como uma mistura de Carrie, A Estranha e o mito de Frankstein. A melhor direção ficou para o próprio Mckee.

Jeremy Northam recebeu a premiação como melhor ator por seu trabalho em Cypher, de Vicenzo Natali, enquanto que a melhor direção artística ficou para o japonês A Snake of June, de Shinya Tsukamoto.

Richard R. Hoover levou o prêmio de melhores efeitos especiais por Reign of Fire, uma luta de dragões contra homens numa Londres apocalíptica, dirigida por Rob Bowman.

A melhor trilha sonora foi para Sonic Youth, pela música de Demonlover, enquanto que o de melhor fotografia foi para Decha Srimantra, pelo filme The Eye, dos irmãos Oxide e Danny Pang.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.