Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

EUA lembra Kosovo em comemoraçao do Memorial Day
Do Diário do Grande ABC
31/05/1999 | 16:04
Compartilhar notícia


A comemoraçao nesta segunda nos Estados Unidos do Memorial Day, para homenagear os soldados norte-americanos mortos em combate, teve um significado especial este ano, embora os ecos do conflito do Kosovo ressoem distantes e irreais para aqueles que aproveitaram o longo fim de semana.

Instituído após a Guerra da Secessao (1861-1865) em memória dos 617.000 mortos do sangrento conflito, o Memorial Day se tornou ao longo dos anos cada vez mais simbólico, depois do grande número de baixas nos dois conflitos mundiais, e sobretudo após o trauma gerado pela guerra do Vietna (1965-1973).

The Washington Post assim comentou o feriado: ``O país está em guerra (...) há dois meses (...) e entretanto nao sofreu nenhuma vítima nos combates: nenhum morto ou ferido pelo inimigo, nenhum telegrama ou visita de mensageiros militares com cara de luto, nenhum nome para gravar nos monumentos funerários'.

``Certamente a guerra nao se tornou limpa. Há pessoas (que) sofrem e morrem hoje, e isto pode suceder aos norte-americanos dentro de algum tempo. Mas, no momento, o conflito está longe da vida cotidiana da maioria dos habitantes deste país'.

A guerra no Kosovo está nas mentes. Mas, como dizia um comentarista político da CNN, Bruce Morton, trata-se de uma guerra ``muito estranha, uma guerra do ar, que tem entre seus objetivos tentar que nenhum norte-americano morra'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.