Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Local de construção da Fundação Casa gera impasse em São Bernardo
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
09/03/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


A definição do terreno que deverá receber duas unidades da Fundação Casa em São Bernardo segue envolta em dúvidas. A Prefeitura informou ontem que as obras estão previstas para o município, mas não ocorrerão mais no bairro Alvarenga, nas proximidades do Km 23 da Rodovia dos Imigrantes. Já a Fundação Casa confirmou o local e afirmou desconhecer outra oferta da administração municipal. Ontem, houve protesto de moradores e representantes políticos, contrários à construção.

A Prefeitura atestou que já ofereceu outra área para a Fundação Casa - informação negada pela entidade. No Alvarenga, onde hoje existe um campo de futebol, seria construído um outro equipamento público. A assessoria direta do prefeito Luiz Marinho, no entanto, não especificou qual seria o novo local apresentado ao Governo do Estado nem o que será erguido no bairro em substituição ao projeto estadual.

Ainda sem a informação de que o local pode não receber as unidades da antiga Febem, cerca de 200 pessoas protestaram, debaixo de eucaliptos e com um caminhão de som, contra a construção. Discursos foram feitos de forma eloquente, e não faltaram críticas a Marinho e ao governo estadual.

Líder do Conselho Comunitário do Jardim das Oliveiras, Maurício Inácio da Silva lembrou as promessas feitas por Marinho e criticou a intenção do prefeito em aceitar que o terreno servisse à Fundação Casa. "É algo que traz transtornos. A proposta dele era trazer melhorias, creche, pronto-socorro, e não uma Febem", afirmou.

O vereador Ary de Oliveira também cobrou uma posição dos vereadores da bancada governista. "Queremos que eles se coloquem contra ou a favor, sem indecisão." O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) não compareceu, mas enviou um representante, o ex-vereador Laurentino.

Presidente da União das Vilas do Alvarenga, Raimundo Barbosa de Souza, 57 anos e há 33 no bairro, criticou o fato de se querer construir as unidades em uma área de manancial. "Se quer construir um cômodo aqui nesta região, um morador não pode. Como o governo quer que conscientizemos a população se nem ele dá o exemplo?", questionou.

Entre os moradores, o inconformismo ficou com um sorveteiro, que preferiu não se identificar. "Se quiserem construir aqui, passam a caneta e não tem protesto que dê jeito." Ele também não sabia da mudança de planos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.