Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Bancada do PT reafirma apoio às MPs, mas dissidentes não serão punidos
06/05/2015 | 15:38
Compartilhar notícia


Após uma tensa reunião recheada de críticas à atuação do PMDB, a bancada do PT na Câmara decidiu nesta quarta-feira, 6, reafirmar apoio às medidas provisórias do ajuste fiscal. Contudo, apesar da pressão dos peemedebistas que cobram um apoio explícito dos petistas, o partido não vai punir qualquer parlamentar dissidente que eventualmente votar contra a Medida Provisória 665. A MP, que altera regras de acesso ao seguro-desemprego e do abono salarial, está na pauta do plenário da Câmara nesta tarde.

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), deixou o encontro afirmando que a bancada petista fechou questão em favor das duas medidas provisórias (665 e 664). Segundo ele, uma nota da liderança do partido será divulgada em breve reafirmando o apoio integral dos deputados às propostas da forma como foram aprovadas pelas comissões mistas. "O PT fechou a questão e queremos o apoio das bancadas de apoio à presidente Dilma Rousseff", cobrou Sibá, num recado indireto ao PMDB.

Fechada para a imprensa, segundo relatos obtidos pelo Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a reunião da bancada foi marcada por críticas à tentativa do PMDB de tentar controlar a atuação dos petistas na Câmara. No encontro, o deputado Luiz Couto (PT-PB) afirmou que os peemedebistas querem jogar o "PT na parede". Um dos mais exaltados, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) disparou: "Não podemos ficar submissos e reféns do PMDB."

Os peemedebistas não queriam ficar com o ônus de apoiar sozinhos as medidas provisórias do ajuste fiscal, tidas como impopulares. Chegaram a afirmar que deixariam de apoiar o ajuste, caso o PT não apoiasse as MPs. O Palácio do Planalto temia que o comportamento do PMDB, se eventualmente não apoiasse as propostas, pudesse contaminar os demais partidos da base aliada, contaminando assim o ajuste.

A reportagem apurou que os petistas chegaram a discutir no encontro se o partido efetivamente fecharia questão, com uma eventual punição para quem votasse contra. O receio, segundo relatos, era de que a medida provocaria um racha ainda maior na bancada. Contudo, os petistas, comandados pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (CE), preferiram reforçar o apoio ao governo sem sanções aos integrantes da bancada.

A deputada e ex-ministra Maria do Rosário (PT-RS), presente à reunião da bancada petista, cobrou "unidade" do partido em torno da proposta. Mesmo sem comparecer ao encontro, ministros e o presidente do PT, Rui Falcão, telefonaram para parlamentares do partido cobrando apoio. "Vamos reafirmar o apoio às medidas provisórias", disse o líder do PT, ao final da reunião, ao destacar que vai atrás dos 64 votos de apoio na bancada às propostas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.