Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Esportes
>
Confronto
Santos x Palmeiras: reerguer é preciso

Times decidem Paulistão hoje, às 16h, na Vila; enquanto Peixe tenta superar desconfianças, Verdão busca afirmação

Márcio Donizete
Especial para o Diário
03/05/2015 | 11:28
Compartilhar notícia
Estadão Conteúdo


 Reerguer. Esta é a palavra de motivação tanto para Santos e Palmeiras, que fazem hoje, a partir das 16h, no Estádio da Vila Belmiro, a segunda e decisiva partida da final do Campeonato Paulista. No primeiro encontro, na semana passada, o Alviverde venceu no Allianz Parque por 1 a 0 e tem pequena vantagem. Se o duelo tiver repetição de placar ou vitória por um gol a favor do Alvinegro, a definição do campeão será nos pênaltis.

O Peixe superou as desconfianças do torcedor ao longo deste primeiro semestre de 2015. Em crise financeira e com contratações menos badaladas, que se juntaram a atletas vindos da base, o time era tido como azarão e corria por fora na disputa do Estadual. Mas durante o torneio, deu a resposta, e mostrou a força da camisa e do elenco, com futebol de toque de bola e velocidade.

Renato, Elano e Robinho, que em 2002 participaram do Santos campeão brasileiro como jovens promissores, possuem outro papel 13 anos depois: agora são as vozes da experiência, ao lado de Ricardo Oliveira, artilheiro do Paulistão com dez gols, e garantido no clube até 2017.

Para o duelo derradeiro hoje, o técnico Marcelo Fernandes deve ter os retornos do zagueiro Werley, recuperado de dengue, e do atacante Robinho, que teve edema na coxa esquerda. O beque Gustavo Henrique e o volante Valencia também voltam após lesões e poderão aparecer entre os titulares.

Porém, o treinador relacionou todos os 33 jogadores do grupo para a final e a escalação ainda é mistério. Até mesmo o goleiro Vanderlei, que se recupera de fratura na face, e o volante Alison, com uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito, estão concentrados, junto a atletas que não foram inscritos para o Estadual – havia limite de 28 jogadores por equipe.

No Palmeiras, a equipe quer de volta o respeito diante da grandeza que possui. Após um 2014 que quase culminou no rebaixamento no Brasileirão, o presidente Paulo Nobre reformulou o elenco com 20 contratações, trouxe patrocinador master e fortaleceu o plano sócio-torcedor.

Financeiramente, o clube da Capital já arrecadou cerca de R$ 14,5 milhões somente em renda nos dez jogos no Allianz Parque. Em campo, o time demonstra potencial e jogadores claramente mais capaciatdos de devolver o Verdão às cabeças dos campeonatos que disputa. E o resultado veio rápido com Oswaldo de Oliveira: em quase cinco meses de trabalho já alcança uma final.

Para a partida, o técnico deverá ter a volta de Valdivia, que treinou nos últimos dias e aparenta estar recuperado de um edema no joelho esquerdo – que o tirou do primeiro jogo.

Por outro lado, terá um desfalque fundamental: o volante Arouca teve estiramento na coxa esquerda no duelo do domingo passado e tem chances mínimas de atuar na Vila. O comandante definiu que Robinho será deslocado para a função, dando pistas de que o Mago possa jogar desde o início.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.