Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Ben Jor convida a 'domingar' em Diadema
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
07/12/2002 | 17:36
Compartilhar notícia


Não é domingo 23, mas Domenica continua domingando num domingo, linda. Parece papo de doido. Benjorianos, contudo, bem sabem que as palavras acima denominam duas músicas da discografia setentista de Jorge Ben Jor. O pai adotivo do samba-rock vem a Diadema neste domingo – 8 de dezembro se o calendário gregoriano não sofreu nenhum sobressalto.

É samba esquema novo de categoria, 'mermão', que assenta na praça da Moça às 20h dentro dos festejos gratuitos de 43 anos de emancipação da cidade. Gesto nobre e olhar sereno não bastam. Vêm também o violão, a cozinha da Banda do Zé Pretinho e o repertório do Acústico MTV que o cantor e compositor gravou meses atrás.

Razão para aparecer por lá: dos discos chancelados pela MTV, esse acústico rivaliza com o de Gilberto Gil no pódio de melhor desplugado. Deixa para trás itens anteriores do formato, em que ficava o arranjado pelo não arranjado. A guitarra foi momentaneamente encostada e emoldurada pelas flâmulas do Flamengo. Suplente direto, o violão é valorizado por Ben Jor em disco e show.

A informação sobre a escolta desta noite ser da Banda do Zé Pretinho vem da assessoria da Prefeitura de Diadema. De cancha comprovada, a formação musical é cara-metade do Acústico MTV, responsável pelo acompanhamento em meio-disco, sendo o outro da Admiral Jorge V.

Feitas as apresentações, ao repertório. Hits de apelo popular têm confirmadas suas execuções. É o caso do saltitante País Tropical (mais a complementar Spyro Gyro), do melô da perda conformada Que Pena (Ela já não Gosta mais de Mim) e de W/Brasil (Chama o Síndico), resposta cantada de Ben Jor (o fascinado) a Tim Maia (o fascinante).

Verdade seja dita: Ben Jor usualmente ocupa não o lugar de fascinado, mas o de fascinador – de Skank a Al Jarreau, de Caetano Veloso a Pizzicato Five, poucos são os que não imolam elogios a seu trabalho. É escutar ao vivo obras como Jorge de Capadócia, Mas que Nada, Comanche, Ive Brussel e Ponta de Lança Africano (Umbabaruama) para entender o porquê.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.