Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Maratona Aquática Sabesp agita a Billings
Do Diário do Grande ABC
11/04/2010 | 07:40
Compartilhar notícia
Divulgação


As águas da Represa Billings servirão de cenário para a disputa da Maratona Aquática Sabesp, competição que abre o Campeonato Paulista de Águas Abertas. A competição será realizada no Parque Estoril, no Riacho Grande, em São Bernardo, e reunirá 231 atletas de várias partes do Estado de São Paulo, e que representarão 26 associações. O destaque fica para a campeã mundial Poliana Okimoto, que nada representando o Corinthians.

A competição terá largada às 8h30, e será disputada em três distâncias: curta, com um quilômetro; média, 2,5 quilômetros, e longa, com cinco quilômetros.

Realizada pela FAP (Federação Aquática Paulista) e pelo Diário, a prova oferecerá excelente estrutura aos participantes, além de possibilitar aos torcedores visão completa do percurso. "O local permite ao público acompanhar de perto todos os detalhes da prova", afirma Enio Faria, responsável pela organização do evento.

Para que tudo funcione, a prova contará com um time de 21 pessoas, que atuará nos bastidores dando suporte. Além disso, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de São Bernardo estarão a postos.

Os três primeiros colocados de cada uma das categorias receberão troféus e medalhas. Todos os participantes recebem camiseta do evento.

Rumo ao mundial - A Maratona Aquática Sabesp marca o início da preparação de Poliana Okimoto para o Campeonato Mundial da categoria, que será realizado em junho, no Canadá. Segundo a nadadora, a prova apresenta condições semelhantes com as que irá encontrar.

"É uma prova longa e a água é fria, ou seja, as mesmas condições que vou enfrentar no Mundial deste ano. Então, servirá para o meu técnico avaliar como está minha adaptação à água fria, se estou bem preparada ou se a gente precisa mudar alguma coisa na hora de treinar", declarou a nadadora. Ela terá como principal adversária a santista Natália Santana.

Prova pode dar largada para novos projetos na represa
A realização da Maratona Aquática Sabesp no Parque Estoril, em São Bernardo, pode representar o aproveitamento da Billings para outras atividades esportivas que tenham a represa como cenário, entre elas canoagem, vela e outras modalidades náuticas.

"Estamos fechando uma parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem para que possamos receber os treinamentos das seleções masculina, feminina e cadete. Além disso, temos uma proposta de construir um centro de canoagem e esportes náuticos no Parque Estoril", afirmou o secretário de Esportes de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi.

O local já abrigou uma das sedes do projeto Navega São Paulo, que oferecia aulas de vela para crianças da região. Além disso, antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007), integrantes da Seleção Brasileira de Canoagem fizeram a preparação no Parque Estoril.

"Temos de aproveitar a Billings, que é fantástica. Fico muito feliz em ver que todas as condições ambientais que a represa oferece para uma modalidade olímpica serão aproveitadas ", afirmou o secretário, que aponta ainda a possibilidade de que a maratona incentive o surgimento de atletas.

Ferrarezi destacou também as condições oferecidas pela Billings. "Segundo as pessoas que conhecem, a represa tem as melhores condições de navegabilidade do País. Por isso, temos a intenção de fazer o maior número possível de eventos no local. Para aproveitar esse potencial e as pessoas se acostumarem."

Modalidade surgiu no século 19 e tem o Brasil como destaque
Maratonas aquáticas, ou competições de águas abertas, são provas realizadas a céu aberto em mares, rios, represas ou lagos. A modalidade surgiu no fim do século 19, quando ainda não existiam muitas piscinas e as pessoas usavam reservatórios naturais para competir.

Esse quadro começou a mudar com a crescente industrialização do planeta e o consequente aumento da poluição no meio-ambiente, que tornaram os reservatórios aquáticos cada vez mais impróprios para a prática esportiva.

A modalidade, no entanto, renasceu com força no fim da década de 1990, consolidando-se a partir dos Jogos de 2008, em Pequim, quando tornou-se modalidade olímpica. Um ano antes, no Rio de Janeiro (2007) a modalidade estreou nos Jogos Pan-Americanos.

O Brasil, por suas características naturais, se destaca na modalidade e foi bem nas duas competições. Poliana Okimoto, favorita na prova de hoje, ficou com a prata no Rio e foi sétima na Olimpíada de Pequim.

Além disso, em 2009, ela venceu a Copa do Mundo da modalidade, com nove vitórias nas 11 etapas da competição. Outro destaque nacional é a baiana Ana Marcela Cunha, que ficou com o quinto lugar na China.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.