Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Sob encomenda, mas fiel à vida de Vinicius
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
11/11/2005 | 08:46
Compartilhar notícia


Filme sob encomenda, em outras paragens, significa um rosário de concessões do diretor às vontades do produtor ou de uma necessidade de mercado. No caso do documentário Vinicius, não. O cineasta Miguel Faria Jr. (de O Xangô de Baker Street) atendeu a uma encomenda, em nada submetida a produtores ou financiadores. Seu compromisso era com a família de Vinicius de Moraes (1913-1980), o poeta, compositor, dramaturgo e boêmio que Faria retrata na tela.

Existe uma porção pessoal no projeto. “Eu fui casado com a Suzana (de Moraes, filha de Vinicius e co-produtora do documentário) e convivi com ele durante um tempo”, diz Faria. “Por causa do filme, voltei a alguns poemas dele e descobri uma nova perspectiva minha com relação ao que ele escreveu, muito mais profunda e ao mesmo tempo muito mais saborosa”.

Os atores Camila Morgado e Ricardo Blat encenam na tela um projeto de homenagear o Poetinha com um pocket-show. Em meio a esse lampejo ficcional, gente como Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Mônica Salmaso e Olivia Hime depõe sobre ou canta algo do retratado. “Eu preferi me nortear pela memória dos amigos dele. O Vinicius permite vários tipos de leitura, porque foge dos códigos acadêmicos e fala das coisas básicas do homem. Todo mundo o compreende, mas cada um do seu jeito. Por isso eu preferi fazer um documentário em vez de um filme de ficção, que era o que a família pensava no começo do projeto”, conclui o diretor. Vinicius, o filme, proporciona uma nova acepção do termo “filosofia de botequim”. Neste caso, é um elogio.

VINICIUS (Brasil, 2005). Dir.: Miguel Faria Jr. Estréia nesta sexta-feira no Unibanco Arteplex 6 e circuito. Duração: 122 minutos. Censura: 14 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.