Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Paranapiacaba alerta sobre falta de estrutura para Festival de Inverno
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
25/06/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


A menos de um mês da 10º edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba, comerciantes e moradores estão preocupados com a falta de divulgação e a infra-estrutura para receber os milhares de turistas que todos os anos lotam o local.

"A Prefeitura disse que vai começar a divulgar na semana que vem. E diferente do que vem informando, vai manter os três finais de semana do Festival. Dependemos dele para sustentar o fluxo de caixa o ano inteiro. Não dá para ter um final de semana a menos", declarou Adalberto Nazario, representante da Associação de Empreendimentos de Alimentação e Hospedagem e Serviços de Paranapiacaba, que se reuniu ontem com secretário de Cultura, Edson Salvo.

Segundo Adalberto, o evento que começaria em 17 de julho será antecipado em uma semana, para o dia 10. A Prefeitura de Santo André não confirmou, mas disse que começará na semana que vem divulgação maciça em rádio, televisão, jornal, cartazes, outdoors e panfletos, na Capital e região.

Em outro encontro, também ontem, comerciantes manifestaram suas preocupações. "Não podemos mexer em nada porque é patrimônio nacional. Não é possível construir rampas de acesso para cadeirantes e banheiros, por exemplo", relatou Zilda Peixoto, 38 anos, proprietária de restaurante, durante primeira atividade do programa Bairros + Fortes da Prefeitura de Santo André, no Clube União Lyra Serrano, na Vila. Dezesseis comerciantes compareceram.

No local, que contou com a presença de representante da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), e com palestra de representante do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os participantes foram convidados a mencionarem dificuldades enfrentadas para melhorar o evento.

"Até agora não vi uma divulgação do Festival. Em 2009, a divulgação em outdoor só saiu no segundo final de semana. Todos nós tivemos muitos prejuízos porque veio bem menos gente que no ano anterior. Sobrou e estragou muito produto", declarou Julio Cesar do nascimento, 47, o Tio Cesar, proprietário de restaurante.

Em 2008, cerca de 110 mil pessoas passaram pelo festival nos três finais de semana. No ano passado, segundo a prefeitura, foram 60 mil. "Não vieram nem 30 mil. Em anos anteriores havia dificuldade para transitar pelas ruas, para atravessar a ponte para a parte baixa levava uns 10 minutos", declarou Cássio Marques, 24, proprietário de um bar, que existe desde 1930. Cássio é a terceira geração da família a administra o local e também é monitor da Vila. "Estamos numa área de conservação ambiental e eles colocaram, em 2009, uma barraca de tiro ao alvo em animais. Sem contar as barraquinhas todas de quermesse, que descaracteriza a festa", exclamou. Ele observou também que o local precisa de um trabalho de restauração urgente, principalmente o Museu Castelo. O município disse que neste ano não haverá as barracas como em 2009.

ABANDONO - Abandono. Essa foi palavra mais usada pelas pessoas ouvidas, ao se referirem aos serviços públicos básicos. Entre as reclamações, as mais constantes foram sobre Transporte e de falta de médicos no Posto de Saúde. O Diário constatou que o posto que existia na parte alta foi desativado e no da parte baixa não havia médico plantonista ontem.

Segundo a Prefeitura, a situação encontrada "foi pontual". A médica estaria de licença e quem a substituiria não compareceu à unidade, que possui sete profissionais que fazem plantão 24 horas, além dos enfermeiros. A média de atendimento é de 80 pessoas por dia. Com relação ao Museu, o município disse que será lançado edital para contratar empresa que fará manutenção no local e nos demais prédios de uso institucional. A Santo André Transportes afirmou que negocia com Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André aumento de 20% na frota para o Festival.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.