Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Ex-rei Simeon II quer formar coalizão na Bulgária
Das Agências
17/06/2001 | 23:21
Compartilhar notícia


O ex-rei búlgaro Simeon II, que venceu as eleições legislativas do país deste domingo, disse, em entrevista coletiva, que deseja formar uma "coalizão com todas as forças que compartilham as principais idéias" de seu programa em questões de crescimento econômico, adesão à Otan e luta contra a corrupção.

"A Bulgária já não é a mesma", declarou o ex-rei em sua primeira entrevista após a vitória.

"Empreendemos juntos o caminho do renascimento espiritual e econômico da Bulgária", disse, advertindo que "haverá muitos obstáculos e o caminho não será fácil".

O ex-rei garantiu que o Movimento Nacional Simeon II, que obteve cerca de 43% dos votos, segundo estimativas baseadas nos primeiros resultados parciais está "disposto a assumir sua parte das responsabilidades para a gestão do país".

Segundo as cifras divulgadas pelo partido, ele teria obtido 43,4% dos votos, enquanto o Partido Socialista receberia 18%, a coalizão conservadora Forças Democráticas Unidas (FDU) 17,9% e o Movimento pelos Direitos e Liberdades, da minoria turca, 6,4%.

Simeon, que foi forçado pelos comunistas a se exilar após a II Guerra Mundial, aparentemente será o primeiro monarca da Europa Oriental a voltar ao poder em sua terra natal desde a queda do bloco comunista na região em 1989.

O ex-rei, de 64 anos, passou a maior parte de sua vida como um homem de negócios muito bem-sucedido na Espanha. Ele criou o partido Movimento Nacional Simeon II (NMS II) há dois meses.

Os 6,4 milhões de eleitores búlgaros elegeram este domingo os 240 deputados do novo Parlamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.