Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Setecidades
>
Meio Ambiente
Pesqueiros de São Bernardo serão classificados pelo grau de qualidade

Estabelecimentos fazem parte de programa sustentável do município

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
11/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Pesqueiros que aliam atividade econômica com proteção ambiental serão ‘cinco estrelas’ em São Bernardo. Ao fim deste ano, a Prefeitura fará avaliação sobre a qualidade dos estabelecimentos participantes do Programa Pesqueiro Sustentável, iniciado em 2013.

Na manhã de ontem, representantes de nove pesque e pague que já atendem alguns requisitos receberam selo de participação das mãos do prefeito Luiz Marinho (PT), em reunião realizada no Sol Pescarias, instalado próximo à Rodovia dos Imigrantes.

Dos 13 pesqueiros com lagos artificiais identificados na cidade, nove integram o programa. Os critérios considerados na pontuação referem-se, entre outros, a organização do local e limpeza, higiene e manipulação de alimentos e manejo da água dos tanques. A administração municipal entra com contrapartidas, como o oferecimento de cursos e análise da qualidade da água.

“O desafio é provocar os donos no processo de profissionalização, de modo que a atividade econômica não seja motivo de degradação do manancial”, explicou o chefe do Executivo.

Os pesqueiros que já vêm atendendo aos requisitos serão destacados no turismo da cidade. “Estamos preparando uma rota turística, que lançaremos até o meio do ano, e divulgaremos os pesqueiros como locais que as pessoas podem visitar”, falou o secretário municipal de Gestão Ambiental, João Ricardo Guimarães, acrescentando que o projeto se estenderá a chácaras de lazer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.