Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Carpas morrem em lago do Palácio da Alvorada
Do Diário do Grande ABC
11/08/2000 | 18:35
Compartilhar notícia


Um minidesastre ecológico atingiu nesta quarta-feira o Palácio da Alvorada, matando 11 carpas, que amanheceram boiando no espelho d`água que contorna a entrada da residência oficial de Fernando Henrique e Ruth Cardoso. Há suspeitas de que a água tenha sido envenenada. Conhecido como 'lago das moedas', pois recebe moedinhas do mundo inteiro jogadas por turistas durante a visita, o lago foi contaminado por uma substância ainda nao descoberta e que está sendo investigada. O laudo técnico será divulgado na semana que vem, possivelmente na segunda-feira.

A má qualidade da água, as suspeitas de excesso de cloro, a falta de oxigênio e até mesmo um certo tipo de veneno estao sendo investigados como possíveis causas da morte dos peixes. As carpas palacianas foram presenteadas pelo imperador japonês Hiroito ao ex-presidente Fernando Collor, que achava que elas davam sorte. A morte dos peixes foi considerada sinal de mau agouro por visitantes que visitaram o Alvorada nesta sexta-feira. "Xi, isso aí está cheirando mal, depois de tanta confusao no caso do Eduardo Jorge", disse a gaúcha Silvia Cristina, diante do laguinho.

Uma equipe da Caesb, Companhia de Aguas de Brasília, foi convocada para descobrir 'o mistério da morte das carpas'. O técnico em biomanipulaçao que cuida dos peixes do Lago Paranoá, Fernando Starling, foi pessoalmente ao local e recolheu uma mostra da água nesdta quinta-feira. Ele vai examinar a qualidade da água que abastece o Alvorada. Segundo a Caesb, já ocorreram outras mortes de carpas tanto no Palácio do Planalto quanto no Alvorada, e o fato foi considerado "muito comum" pela assessoria de imprensa da Caesb.

Para assessoria de imprensa da Caesb, é normal acontecer morte de peixes por falta de oxigênio. Também os resíduos em suspensao, fruto da limpeza feita após a reforma do palácio, podem ter causado a morte dos peixes. Denúncias de funcionários que fazem a limpeza do Alvorada revelaram, entretanto, que a água estava esbranquiçada por excesso de ar na tubulaçao.

A Caesb contesta a possibilidade de a morte das carpas ter acontecido por excesso de cloro. Se isso acontecesse, todo o Plano Piloto de Brasília teria sido afetado pois é abastecido pela mesma estaçao de água localizada próxima ao palácio do governo local, o Buriti.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.