Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

EUA podem entrar no Afeganistão esta semana
Das Agências
14/10/2001 | 20:22
Compartilhar notícia


Forças especiais americanas podem entrar no Afeganistão esta semana para investigar Osama Bin Laden e sua rede Al Qaeda, segundo a revista Newsweek em sua edição da próxima segunda-feira.

É improvável que matar ou capturar Bin Laden - principal suspeito dos atentados de 11 de setembro - seja o objetivo da operação, segundo a Newsweek, que cita altos funcionário militares.

Autoridades militares e de inteligência americana consideram que uma das melhores formas de encontrar Bin Laden pode ser através de subornos, segundo a Newsweek. "Os britânicos disseram que só duas coisas movem os líderes do talibã: religião e dinheiro", disse um ex-militar paquistanês, segundo a Newsweek.

A CIA tenta pagar a líderes locais afegãos para que mudem de lado ou lhes informem sobre o refúgio de Bin Laden, segundo a publicação. No entanto, a tarefa é complicada porque alguns líderes tribais afegãos pedem cargos em uma eventual futura administração no Afeganistão, além de dinheiro, informa a Newsweek, citando fontes diplomáticas.

Se Bin Laden for localizado, pequenas unidades de forças especiais podem ser mobilizadas de países próximos. Porém, alguns funcionários do Pentágono acreditam que Bin Laden não está escondido em uma caverna, mas sim em uma humilde cabana em alguma cidade como Kandahar, segundo a Newsweek.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.