Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Líderes na pesquisa mostram confiança
Do Diário do Grande ABC
05/10/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


No dia da publicação da quarta rodada da pesquisa Diário/Ibope, sobre a sucessão municipal nas sete cidades da região, os prefeituráveis que lideram os levantamentos demonstraram confiança na vitória nas urnas.

Em São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, onde os atuais chefes do Executivo deverão ser reeleitos com tranqüilidade, os políticos já não disfarçaram mais a expectativa de vitória confortável.

"Estou guardando a euforia para amanhã (hoje) às 17h", afirmou Adler Kiko Teixeira (PSDB), que concorre à reeleição de Rio Grande da Serra. O candidato tem 75% das intenções de voto. "Achei que ficaria em 68%, mas ainda crescemos", comentou.

Satisfeito com os 66% das intenções de voto na pesquisa estimulada , o candidato à reeleição de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), acredita que será o prefeito eleito com maior número de votos da história da cidade. "Tenho certeza disso. Acho que venço com cerca de 80% da preferência do eleitorado." Com 71% no levantamento estimulado e 80% dos válidos, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), não foi localizado.

SANTO ANDRÉ - Líder, com 49% dos votos válidos, o prefeiturável petista de Santo André, Vanderlei Siraque, acredita que resolverá hoje a eleição. "A expectativa é ter 60% dos votos válidos, ganhando não somente em todas as escolas, mas também em todas as urnas, classes sociais, bairros e faixas etárias. Tenho fé que isso ocorrerá e ganharemos no primeiro turno." No entanto, a pesquisa mostra que o cenário na cidade está indefinido. Por conta da margem de erro, tanto Siraque pode vencer no primeiro turno como a eleição pode ser decidida apenas no dia 26.

Segundo colocado, Aidan Ravin (PTB) acredita em uma segunda etapa de votação. "Embora não concorde totalmente com os índices, a pesquisa mostra a diferença entre o segundo e o terceiro. Está claro que haverá segundo turno."

SÃO BERNARDO - Com 40% das intenções de voto, o candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho, disse que já esperava crescimento neste último levantamento (ele oscilou positivamente dois pontos).

O petista não acredita que a liderança na pesquisa, alcançada a partir de setembro, seja motivada apenas pela participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha. "Não só a presença do presidente, mas a combinação dos fatores tem relação com o processo de crescimento. Foi uma campanha crescente desde o início, mas isso era parte prevista. A situação que a pesquisa nos coloca dá a certeza de vitória no primeiro turno."

O quadro em São Bernardo está indefinido, principalmente pelo fato de 12% dos eleitores ainda estarem indecisos. O governista Orlando Morando (PSDB) voltou a criticar a pesquisa. "Na última eleição em Santos, o Ibope errou feio com o (prefeito João Paulo Tavares) Papa e em São Bernardo estão cometendo mais um erro. A disputa está extremamente equilibrada. Não tenho a arrogância de dizer que estou na frente, mas prefiro esperar a pesquisa de amanhã (hoje), que é a das urnas. Aí não tem erro."

MAUÁ - O prefeiturável do PT Oswaldo Dias também manteve a confiança de vitória no primeiro turno, apesar de o quadro mostrar uma possível definição apenas no dia 26. "Minha análise é que estamos muito esperançosos com a possibilidade de vitória amanhã (hoje). Mas pesquisa é um panorama do momento, que pode mudar até a hora da votação."

Chiquinho do Zaíra (PSB) não foi localizado e Diniz Lopes (PSDB) preferiu não comentar.
Em Diadema, o segundo colocado José Augusto da Silva Ramos (PSDB) disse que tem outro panorama. "Nossa equipe tem um estudo que mostra vitória nossa no primeiro turno. Por isso, vamos deixar que as urnas resolvam."

O levantamento do Diário/Ibope, no entanto, mostra a tendência de vitória de Mário Reali (PT) no primeito turno. O petista não comentou os números.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.