Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Abiquim: produção de químicos cai de janeiro a outubro
27/11/2014 | 16:23
Compartilhar notícia


O índice de volume de produção de produtos químicos recuou 4,68% de janeiro a outubro de 2014 ante mesmo período do ano anterior, enquanto as vendas internas recuaram 3,33%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 27, pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). A utilização da capacidade instalada média de janeiro a outubro ficou em 79%, três pontos abaixo do nível registrado nos primeiros dez meses no ano passado.

Apesar disso, o Consumo Aparente Nacional (CAN), que mede a demanda interna por produtos químicos, teve melhora de 1,4% de janeiro a outubro sobre iguais meses do ano anterior. Como a produção caiu, as importações ocuparam uma fatia ainda maior da demanda e apresentaram crescimento de 11,6%.

Em nota, a diretoria da Abiquim declarou que a falta de competitividade do produtor local tem impactado não só o desempenho das vendas domésticas, mas também dificultado a remessa de produtos para o mercado internacional e estimulado a entrada de produtos fabricados em mercados atualmente mais vantajosos em termos de custos de produção.

Em outubro, os volumes de produção e de vendas internas de produtos químicos de uso industrial subiram ante setembro. A produção teve alta de 3,58% e as vendas internas cresceram 4,71%. De acordo com a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, a principal razão para as elevações foi a base deprimida de comparação do mês anterior, em razão da parada programada para manutenção do cracker da Braskem no Polo Petroquímico de Mauá (SP).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.