Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Projeto Drenar faz esgoto vazar em via

Dois buracos estão abertos há três meses na Rua Amapá, no Rudge Ramos, em S.Bernardo

Renata Rocha
Especial para o Diário
08/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


As obras do Projeto Drenar em São Bernardo têm como objetivo evitar enchentes, mas no momento este é o maior medo dos moradores da Rua Amapá, no bairro Rudge Ramos. O encanamento da rua foi trocado, mas na altura do número 330 restaram dois buracos enormes, abertos há mais de três meses.

Os vizinhos dizem que a única satisfação dada pela Prefeitura é que o serviço agora deve ser feito pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), já que a tubulação está vazando. Ao longo do dia, o esgoto sobe pelos buracos e o medo é que, na próxima chuva, transborde.

“Um está empurrando o problema para o outro. Reclamamos diversas vezes e nada foi resolvido. Quando os técnicos da Sabesp vieram, nos informaram que o local está perigoso, pois corre o risco de encher, e que a responsável pela conclusão é a Prefeitura. É preciso uma solução”, reclama a dona de casa Edelvita Oliveira Botelho, 68 anos.

Enquanto a equipe do Diário estava na rua, ontem, técnicos da empresa responsável pelo Projeto Drenar chegaram, mas não souberam dizer quando o problema será solucionado. Eles foram chamados apenas para tirar a terra que está no entorno dos buracos e levar até o aterro sanitário de Mauá.

“O cheiro aqui está terrível. É questão de saúde. Não se pode deixar esgoto a céu aberto tanto tempo. Agora está enchendo de animais como mosquitos, baratas e até ratos. Se estivessem trabalhando para resolver o problema, tudo bem, mas obra pela metade a gente não aceita”, disse a síndica Márcia Moreira, 54.

Outra questão que preocupa é o piscinão que está sendo construído na rua de trás e que fica ao lado de um prédio residencial. A população reivindica que o reservatório seja coberto e quer saber quando as obras vão terminar.

Prefeitura e Sabesp foram procuradas, mas apenas a empresa se manifestou, afirmando, em nota, que as obras do Drenar são de responsabilidade do Executivo e interferiram na rede coletora de esgoto. Dessa forma, a empresa que presta serviços à Prefeitura é quem deve fazer os reparos. A companhia ainda destacou que a via é dotada de rede coletora de esgoto a qual os imóveis estão conectados. Assim que os serviços forem concluídos, a Sabesp se comprometeu a fazer inspeção em todos os imóveis para garantir que não há mais inconvenientes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.