Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
Ônibus
Com aplicativo, Santo André quer atrair mais passageiros para ônibus

Ferramenta gratuita de celular informa itinerários em tempo real

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
31/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Santo André é a terceira cidade do Grande ABC (além de São Caetano e Diadema) e a 11ª do Brasil a aderir ao aplicativo CittaMobi, que oferece aos usuários de ônibus informações em tempo real sobre o trajeto das 48 linhas municipais.

A ação, em conjunto com as empresas de transporte coletivo Viação Guaianazes, Viação Curuçá, Viação Vaz, Transportes Coletivos Parque das Nações, Etursa (Empresa de Transporte Rodoviário de Santo André), Viação Urbana e Expresso Guarará, foi apresentada na tarde de ontem, no Paço Municipal, pelo secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD). De acordo com ele, essa iniciativa, somada a outras já executadas pela administração, ajuda a atrair mais usuários para o sistema de transporte público. “A população deixou de usar o ônibus, mesmo sendo mais barato, pelo conforto que o carro propicia. A partir daí, desenvolvemos um programa para atrair novamente esse usuário e diminuir o número de carros na rua. Lançamos o Bilhete Único, a frota de ônibus foi renovada, implantamos faixas exclusivas que, em alguns pontos, diminuíram o tempo de viagem em até 60%, e agora mais um passo importante com esse aplicativo para os nossos usuários”, disse Paulinho.

“Nas cidades que têm o aplicativo, o que se percebe, e é uma visão das empresas de ônibus, é que a demanda tem aumentado. O usuário tende a deixar seu veículo em casa e migrar para o transporte público”, destacou Paulo Fraga, diretor comercial da Cittati Tecnologia, empresa que desenvolve o aplicativo.

O produto pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play ou Apple Store. Para quem não possui smartphone, as informações podem ser acessadas por computador, por meio do site www.cittamobi.com.br. “Com o sistema de GPS, cada empresa alimenta um banco de dados único”, explica o gerente-geral da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), Luiz Marcondes de Freitas Júnior.

Por meio da ferramenta, o passageiro consulta a previsão de chegada dos ônibus com até duas horas de antecedência, se o veículo é adaptado para pessoas com deficiência, quanto tempo levará para desembarcar na parada desejada, entre outras funcionalidades. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.