Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Setecidades
>
Sítio dos Vianas
Prefeitura arranca árvores de praça e revolta vizinhos da área

Administração esclareceu que vai plantar 30 exemplares no local

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
30/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Os moradores do bairro Sítio dos Vianas, em Santo André, foram surpreendidos na manhã de ontem com a retirada das árvores da Praça Maria Mariano, na Rua das Minas. O procedimento revoltou os vizinhos. “Questionamos os funcionários e ninguém respondia o que estava se passando”, disse a doméstica Elizabete de Oliveira, 45 anos.

O aposentado Benedito Rodrigues da Silva, 61, vive no bairro há 30 anos e relatou que as mudas das árvores foram plantadas pelos próprios moradores. “Somos contra essa retirada porque plantamos e cuidamos delas. É nosso patrimônio, essa pracinha é a única área de lazer das crianças.”

O comerciante Wilson Maceni, 45, morador do bairro há 20 anos, disse que os moradores deveriam ter sido comunicados, o que não aconteceu. “Na semana passada podaram as árvores, e pensamos que era manutenção. Hoje (ontem), sem nenhuma explicação, arrancam tudo?”

Na mesma praça também há construção que, segundo os moradores, foi erguida há cinco anos para funcionar como UBS (Unidade Básica de Saúde). “O problema é que o posto nunca foi aberto. Para consultarmos um médico, precisamos ir até a Vila Luzita”, disse a dona de casa Fernanda de Oliveira, 41.

A Prefeitura afirmou que removerá 11 árvores da Praça Maria Mariano porque foram plantadas em locais inadequados. A administração se comprometeu a plantar 30 exemplares como compensação. “São espécies adequadas aos projetos paisagísticos adotados na cidade, árvores frutíferas, que atraem pássaros e possuem flores para embelezamento”, disse, em nota.

Em relação à UBS, o Executivo esclareceu que a construção teve início na administração anterior e foi interrompida por motivos de irregularidades no projeto arquitetônico. “Há interesse na retomada por parte da Pasta, porém, não foi provisionado recurso neste exercício por questões orçamentárias.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.