Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 19 de Maio de 2024

Setecidades
>
São Caetano
Órgãos de emergência simulam resgate de acidente

Cerca de 100 profissionais participaram de treinamento para atendimento de urgência

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
11/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andre Henriques/DGABC


Resgatar vítimas de acidentes é tarefa complexa e que exige grande preparo, por isso, a Defesa Civil de São Caetano realizou, na manhã de ontem, simulado de uma situação de emergência na Avenida Presidente Kennedy, entre as ruas Ivaí e Tibagi, no bairro Olímpico. A ação, que contou com a participação de cerca de 100 profissionais, integra o calendário da Semana Municipal de Prevenção e Redução de Acidentes e Desastres,

O cenário sugeriu a colisão entre um carro de passeio com duas pessoas, um ônibus com 16 passageiros e uma carreta que transportava produto perigoso, com vazamento e risco de explosão.

A operação de resgate começou com a ligação de um pedestre para o número 199 , do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência, que funciona apenas no município. Ele integra, além das forças policiais, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e atendimentos das diretorias de Transportes e Vias Públicas e Saúde e Vigilância Sanitária, com funcionamento 24 horas.

O treinamento também incluiu os 700 alunos do período diurno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eda Mantoanelli, situada na via onde aconteceu a atividade. Eles simularam a evacuação do prédio, sendo conduzidos até o Teatro Paulo Machado de Carvalho.

Nove ambulâncias, 41 viaturas e o helicóptero Águia da Polícia Militar foram utilizados. Toda a ação durou uma hora e vinte minutos. Para o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), o simulado mostrou que o município está pronto para agir em casos de emergência. “Esse treinamento reforça o compromisso de darmos condição para que as vítimas sejam resgatadas com a maior brevidade possível e com integridade.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.