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Sábado, 27 de Abril de 2024

Potencial de consumo e jovens gastadores atraem lojas de vestuário
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
19/12/2010 | 07:21
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Atentas aos gastos dos jovens, que deixam parte significativa da renda em roupas, as lojas de departamento intensificaram a expansão em shopping centers e ruas comerciais. A vaidade da juventude que integra a classe C instiga os empresários, visto que 64% dessa massa deixa a maior parte do salário nas lojas de roupas, calçados, acessórios e perfumarias, aponta a consultoria Data Popular.

Para atrair o público feminino, a rede Marisa tem agora três pontos de venda novos em São Bernardo, Santo André e Mauá

Duas delas são no formato de loja Marisa Lingerie, focada na venda de roupa íntima, serão inauguradas nesta semana. A varejista não revela o investimento nas unidades, mas afirma que foram contratados 67 funcionários diretos.

Já a Levi's escolheu o Shopping ABC para ter uma loja exclusiva na região. A gerente Ione Moreira Virginio conta que a unidade disponibiliza mais de 300 itens exclusivos. "Esta unidade consumiu verba de R$ 1,2 milhão na sua concepção. O faturamento tem sido muito bom."

A marca contratou dez profissionais entre vendedores, caixa, gerente e supervisor. Está no plano de expansão inaugurar uma filial no ParkShoppingSãoCaetano no ano que vem e outra no Golden Square, em São Bernardo.

Em Diadema, o Shopping Praça da Moça reforçou o mix de lojas para os consumidores com a âncora Riachuelo, que ocupa 3.000 metros quadrados do complexo. A unidade, em funcionamento desde abril, emprega 100 funcionários direta e indiretamente e custou ao cofre da rede R$ 7 milhões.

"Nos próximos anos a meta é abrir três unidades no Grande ABC, totalizando sete em operação", afirmou na época da inauguração o gerente de expansão Marcos Tadeu.

A primeira unidade da rede em Diadema tem 2.000 metros quadrados e tem o novo padrão arquitetônico, que visa o rejuvenescimento e modernização da rede. Ainda no Praça da Moça foram abertas filiais da TNG, Le Postiche e o cinema Playarte.

Na segmento de acessórios, a região também ganhou duas unidades da Le Postiche uma em Diadema e outra em Santo André, sendo que esta é a primeira da marca em novo formato, que recebeu investimento de R$ 600 mil e empregou oito funcionários.

Marcas de alto padrão escolhem a região

O crescimento do número de famílias endinheiradas na região bem como a ascensão da classe B atrai investimentos de administradoras de shopping centers e diversas marcas conceituadas ao Grande ABC.

Destacam-se neste cenário as grifes de vestuário, animadas com a construção do Golden Square Shopping, em São Bernardo, e do ParkShoppingSãoCaetano, voltados para os públicos A e B, cujas inaugurações estão previstas para o último trimestre do ano que vem.

Entre as marcas que confirmaram presença nos empreendimentos estão a franquia da rede francesa Lacoste e da norte-americana Levi's. Há rumores de que a espanhola Zara e a sueca H&M (Hennes & Mauritz), consideradas como luxo acessível farão parte do mix desses shoppings.

No segmento de eletroeletrônicos, a Fast Shop, que mantém uma filial no Shopping ABC também mira os consumidores são-bernardenses, ao instalar-se no Shopping Metrópole. De acordo com a Multiplan, que administrará o futuro complexo em São Caetano, a francesa Fnac, que comercializa livros e eletroeletrônicos também está na lista de lojistas.

AUTOMÓVEIS - Mais concessionárias que atuam no segmento premium também direcionam o poder de fogo para a região. A coreana Hyundai abriu uma distribuidora em São Bernardo e constrói outra em São Caetano, prevista para o primeiro trimestre do próximo ano.

Enquanto isso, a Toyota também ampliou sua rede ao investir no município são-caetanense.AM




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