Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Setecidades
>
Desafio de Redação
Segurança pública traz qualidade de vida

Alunos participam do Desafio de Redação e destacam papel da área para a população do País

Renata Rocha
Especial para o Diário
03/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Não ter horário para voltar para casa e poder fazer atividades na rua com tranquilidade. Ontem oito escolas, sendo quatro de Diadema e as outras de Santo André, realizaram as provas do Desafio de Redação com o tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro. Para os alunos do Colégio Vesper, na Vila Assunção, em Santo André, o assunto que mais fez sucesso está relacionado a questões como a Segurança pública.

“Tem muita gente para pouco espaço, a população está crescendo. E o problema é que nem todos os setores acompanham esse crescimento, como a Saúde e os hospitais, além da Segurança Pública. O governo não está conseguindo atender a população da forma como ela precisa”, afirmou o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental Pedro Henrique Churlin, 13 anos.

Para os alunos, a educação das pessoas mudou. Em outros tempos todos brincavam na rua e hoje os jovens ficam no videogame ou no computador. E, para eles, a falta de segurança colabora com esse fator. Segundo os jovens, é necessário investimento maior na área para ter qualidade de vida.

“Nossos pais e mesmo nós ficamos receosos de sair. Até quero fazer coisas diferentes, mas sinto que falta segurança nas ruas. Outro dia fomos fazer um trabalho de História no Parque Central. Estávamos em oito pessoas e mesmo assim levaram nossos celulares. Como vamos querer fazer atividades ao ar livre dessa forma?”, questiona a aluna do 8º ano do Ensino Fundamental Caroline Pontes de Oliveira, 13.

Questões como o atendimento médico de má qualidade, a falta de cuidados com o meio ambiente e problemas na Educação também foram discutidas pelos alunos participantes do concurso literário. Para o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental Gustavo Nascimento Mello, 13, é importante a implantação de leis mais severas para mudar as atitudes das pessoas. “Tem países europeus em que se a pessoa jogar um papel de bala no chão, tem de pagar uma multa. É necessário implantar esse tipo de lei aqui. Se as pessoas não aprendem pelo bem, terá de ser pelo mal, precisa pesar no bolso. Assim a gente vai mudando a consciência do próximo aos poucos”, disse Gustavo.

Com a necessidade de organizar as escolas antes e após a eleição de domingo, a aplicação das provas do concurso retorna apenas na terça-feira.

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e tem apoio da Ecovias e do Hospital Brasil. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.