D+ Titulo Bichos
Banho de gato
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
03/08/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Sinônimo de liberdade, os gatos são queridinhos de moradores de apartamentos por serem higiênicos, não fazerem barulho e aparentemente não exigirem muitos cuidados. Com o costume de se lamber para auto-higiene, - o conhecido banho de gato ou autogrooming-, os donos dos bichanos devem ter atenção, para evitar que os animais engulam grande quantidade de pêlos, formando tufos no estômago.

Embora a lenda diga o contrário, os gatos gostam de tomar banho. Basta serem acostumados desde filhotes, mesmo que o autogrooming os deixe sempre limpinhos. "Sem contar que ao se lamber o felino ingere poeira acumulada devido à poluição", explica Karyn Reinhart, criadora de felinos de Santo André. A solução, segundo ela, é escová-los pelo menos uma vez por semana e banhá-los no mínimo uma vez por mês.

Para cada raça há um instrumento determinado para escovação. "São usadas rasqueadeiras de aço inox para animais de pêlo curto e escovas de pino para os de pêlo longo. É importante também retirar os nós com tesoura apropriada", detalha Edenir Garcia, do Pet Shop Zôo Flora, de São Caetano.

Já a veterinária Flávia Cássia Garcia, do Bicho Mania, de Santo André, faz ressalva de que é preciso acostumar os bichanos ainda filhotes. "Alguns são mais agressivos e não permitem a escovação semanal", afirma Flávia Cássia, que recomenda visita ao veterinário para que o proprietário aprenda a higienizar o animal de acordo com a raça. É o caso do persa, que tem maior oleosidade na pele e precisa de xampu e desembaraçante específicos.

Mas se o gatinho já engoliu muito pêlo, há produtos para aliviar a dor provocada no estômago. "É fácil perceber. Os animais procuram por grama para que a fibra vegetal o ajude a equilibrar a flora intestinal", explica Flávia Cássia.

Neste caso, Edenir diz que há produtos de efeito laxante para serem aplicados na pata, fazendo com que o gato ingira ao se lamber novamente, além de grama para ajudar o animal a expelir a bola de pêlo pelas fezes. Mas atenção, porque alguns casos necessitam de cirurgia.

Dicas
Os banhos dos gatos são importantes para manter a saúde e a pelagem perfeitas. Mas é preciso acostumá-lo desde filhote.

Os bichanos devem ser colocados em água quente, mais próxima de sua temperatura corporal (38,6°C).

Sob o chuveiro esfregue-o com sabonete neutro para retirar a sujeira mais grossa. Aplique um xampu apropriado por todo corpo do animal. Enxágüe bem.

Em seguida aplique um xampu hidratante ou com condicionador. Enxágüe novamente e o envolva em uma toalha felpuda.

Continue a secagem com secador de cabelos na temperatura de morno para quente. Use pentes ou rasqueadeiras apropriados para retirar os pêlos mortos.

Escove no sentido contrário ao nascimento dos pêlos, para que a aparência fique volumosa e bem solta. Finalize com borrifadas de perfume próprio para gatos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;