Internacional Titulo
Morre ex-presidente americano Ronald Reagan
Do Diário OnLine
Com Agências
05/06/2004 | 18:13
Compartilhar notícia


 O ex-presidente Reagan, em foto de 1986/AFPO ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan morreu neste sábado, aos 93 anos, em sua casa em Bel Air, no Estado da Califórnia. Chefe do governo norte-americano entre 1981 e 1989, ele sofria do mal de Alzheimer, uma doença degenerativa que o obrigou a deixar a vida pública há cerca de dez anos. A causa oficial da morte foram "complicações decorrentes de uma pneumonia", segundo boletim médico. Antes de assumir a Casa Branca, Reagan foi ator de cinema e atuou em 55 filmes, a maioria deles de velho oeste.

O corpo do ex-presidente deve ser velado em Washington, na Catedral Nacional, e levado de volta à Califórnia para ser enterrado.

As informações de que a saúde de Reagan havia piorado ganharam força na manhã deste sábado, quando pessoas ligadas à família disseram que os médicos tinham dado poucas semanas de vida ao ex-presidente.

O porta-voz Joanne Drake, no entanto, desmentiu o que classificou como "boatos" e disse que o estado de Reagan "não havia mudado de forma significativa". À noite, no entanto, a Casa Branca confirmou que a morte fora informada oficialmente ao presidente George W. Bush, que está em visita oficial a França.

Reagan se retirou da vida pública em novembro de 1994, quando anunciou sua doença em uma carta a amigos. No texto, escreveu: "inicio agora uma jornada que vai me levar ao crepúsculo da minha vida". Desde então, a movimentação política foi substituída pelo apoio da família à pesquisa científica na cura do Alzheimer. "A longa jornada de Ron finalmente o levou para um distante lugar onde eu não consigo mais alcançá-lo. Por isso, estou determinada a fazer o que for possível para que outras famílias não sofram tanto como a nossa", disse recentemente Nancy Reagan, mulher do ex-presidente, na inauguração de um fundo de pesquisas da cura do Alzheimer.

Guerra Fria - O republicano Ronald Reagan foi governador da Califórnia por duas vezes. Foi eleito o 40º presidente dos Estados Unidos em 4 de novembro de 1980, aos 69 anos, batendo o democrata Jimmy Carter, que tentava a reeleição, por 8,5 milhões de votos. Em 1984 foi reeleito, vencendo Walter F. Mondale, vice-presidente de Carter — seu sucessor foi George Bush, pai do atual presidente americano.

Em 30 de março de 1981, Reagan sobreviveu a um atentado. Ele deixava um hotel em Washington quando John Hinckley disparou seis tiros contra ele. Uma bala ficou alojada a 2 centímetros do coração do presidente.

A chamada Era Reagan foi marcada pelos lances decisivos da chamada Guerra Fria. Durante os mandatos de Reagan, os Estados Unidos viveram uma escalada armamentista, envolvendo-se militarmente na Líbia, Líbano e Granada. Ao mesmo tempo, tiveram início as negociações com a União Soviética de Mikhail Gorbatchov para redução do arsenal nuclear. Em 1985, os dois presidentes se encontraram na Suíça no que é considerado o início do fim da Guerra Fria.

Biografia - Ronald Reagan nasceu no dia 6 de fevereiro de 1911 em Tampico, no Estado de Illinois. Antes de se tornar o 40° presidente dos Estados Unidos, trabalhou como salva-vidas, comentarista esportivo e ator de cinema.

Após deixar Hollywood, em 1964, entrou para a vida política e foi eleito governador da Califórnia dois anos mais tarde. Em 1968, tentou pela primeira vez candidatar-se à Casa Branca, mas não obteve sucesso. Voltou a disputar a presidência em 1976, porém foi derrotado por Gerald Ford.

Na terceira tentativa, venceu as eleições primárias e tornou-se, aos 69 anos, o presidente mais velho da história dos Estados Unidos, ao derrotar o democrata Jimmy Carter. Quatro anos mais tarde, foi reeleito com uma ampla vantagem sobre o democrata Walter Mondale.

Reagan casou-se duas vezes. A primeira em 1940, com a atriz Jane Wyman, de quem se divorciou oito anos mais tarde. O segundo casamento, em 1952, foi com a também atriz Nancy Davis, com quem viveu até morrer.

No dia 30 de março de 1981, foi atingido por um tiro no pulmão esquerdo, em Washington, após uma reunião com dirigentes sindicais. O autor do atentado foi John Hinckley, à época com 25 anos, que pertencia a um grupo neonazista e afirmou ter atirado no presidente para atrair a atenção da atriz Jodie Foster.

Em 5 de novembro de 1994, cinco anos após deixar a Casa Branca, Ronald Reagan anunciou publicamente que sofria do mal de Alzheimer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;