Internacional Titulo
Peru conclui tradução de extradição de Fujimori
Da EFE
28/05/2003 | 00:10
Compartilhar notícia


O governo do Peru anunciou terça-feira que concluiu a tradução ao japonês do pedido de extradição do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), que se refugiou no Japão e é reivindicado pela Justiça peruana por graves delitos.

O Procurador do Estado peruano, Luis Vargas Valdivia, disse a uma emissora local que o expediente já foi traduzido e se encontra em plena revisão por especialistas para evitar eventuais erros de interpretação.

A Justiça e a Chancelaria peruanas tinham anunciado que o expediente, de 700 páginas, estaria pronto em junho para ser enviado ao Ministério das Relações Exteriores do Japão, que determinará se conta com as devidas garantias para ser encaminhado a seus tribunais.

No entanto, a tradução de expediente gerou expectativas no Peru porque os primeiros tradutores contratados para fazer o trabalho foram despedidos pelo Poder Judiciário devido a uma aparente lentidão.

Uma terceira equipe de tradutores japoneses foi procurada pela embaixada do Peru em Tóquio e contratada em março para terminar a tradução em 90 dias.

O pedido de extradição se baseia na denúncia pelo homicídio qualificado de 25 pessoas nos massacres de Barrios Altos (1991) e da Universidad La Cantuta (1992) por parte do grupo paramilitar Colina, que teria recebido ordens de Fujimori.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;