Nacional Titulo
Saúde e exercicios
Por
21/07/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



A asma é uma doença muito comum, que ataca pessoas de todas as idades e se caracteriza por uma espécie de inflamação dos brônquios, dificultando a passagem do oxigênio pelas vias respiratórias, provocando crises de falta de ar que em casos extremos pode até matar.

Estudos feitos por médicos e fisioterapeutas, já comprovaram o caráter positivo da prática de alguma atividade física, nos processos de controle da asma. Dados mostram que aqueles que costumam desenvolver algum tipo de exercício físico com regularidade, melhoraram a capacidade respiratória corrigindo e prevenindo os surtos asmáticos.

Um dos exercícios mais adequados para quem tem asma, é a natação, pois raramente ocorrem crises asmáticas durante esta prática, ao contrário de outros exercícios aeróbicos como a corrida, por exemplo. A natação é recomendada desde cedo neste caso e quando for detectada em crianças, estas já podem iniciar a prática de atividade física aquática.

Entre os benefícios que a natação traz estão a diminuição dos ataques de falta de ar, aumento do controle respiratório,redução do gasto de energia do asmático durante a respiração, aumento da tolerância aos exercícios e da resistência à fadiga e uma melhora da condição física geral.

Por Marco de Cardoso




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;