Setecidades Titulo Centro de Diadema
Rua Oriente Monti vira preocupação por conta de assaltos recorrentes
Por Matheus Angioleto
Especial para o Diário
28/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Quem trabalha ou mora na Rua Oriente Monti, Centro de Diadema, presencia com frequência assaltos e arrastões. Em 2017 já foram pelo menos seis assaltos, segundo pessoas abordadas pela equipe de reportagem do Diário. A falta de policiamento e de Segurança é problema recorrente.

Há algumas semanas, assaltos à porta do Conselho Tutelar vitimaram motorista, funcionários e conselheiros. Os vizinhos que moram em frente ao equipamento relataram que o medo é sentimento frequente. E relataram impotência diante da falta de atitude das autoridades para inibir a prática.

“Sobra mais desculpas do que ação. Por receio de não querer virar estatística estamos batendo em diversas ortas para pedir socorro. É um jeito de forçar as autoridades a se mexer”, disse um funcionário do órgão público que preferiu não se identificar.

Segundo a professora Fernanda Medeiros, 33 anos, os assaltos comumente ocorrem entre 17h e 18h, período de saída de alunos de escolas próximas. Há duas semanas, ela presenciou um caso praticamente em frente à sua porta. “Eles roubaram um (GM) Agile na escola Anita Malfatti, chegaram aqui na frente da lombada na Oriente Monti e renderam uma senhora que estava passando e roubaram mais dois carros que estavam atrás. Levaram bolsas e o que as pessoas tinham”, conta.

Ainda segundo ela, veículo da GCM (Guarda Civil Municipal) normalmente fica parada em frente ao Conselho Tutelar, mas não durante o dia todo. “Na hora em que você (jornalista da equipe de reportagem do Diário) veio aqui tinham dois meninos passando. A gente fica cismada com qualquer pessoa que passa aqui”, aponta a moradora, que ressaltou que em diversas vezes observou que os autores do crime eram quatro jovens dentro de um veículo.

O vendedor aposentado Kegi Inouye, 69, foi assaltado no início deste ano enquanto estava indo à feira com a mulher em rua próxima. O fato ocorreu por volta das 8h. “Veio um carro com quatro pessoas, desceu um e (os outros) já cercaram. Levaram tudo. Queriam até meu carrinho de feira”, relatou o morador, que vive no endereço há mais de 30 anos.

Inouye disse também que os assaltos ocorrem com procedimento padrão: os veículos diminuem a velocidade para passar pela lombada, algo que ele pede que seja retirado. São pelo menos dois assaltos toda semana. No período das 17h30 está cheio de escola e é justamente o horário que acontece. Depois que fizeram o shopping aqui, é constante (os assaltos) e a segurança está difícil, infelizmente”, pondera.

A PM (Polícia Militar) afirmou, em nota, que até a data, foi realizada “a prisão de 56 criminosos em flagrante delito, três indivíduos, na condição de procurados pela Justiça recapturados e duas armas de fogo apreendidas na região Central de Diadema, a qual abrange a rua Oriente Monti”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;